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Gestão de Recursos Humanos

O que Vem Antes de uma Demanda Trabalhista: Identificando e Prevenindo Conflitos

O curso propõe focar em fatores internos que sinalizam uma possível demanda trabalhista.

 

Essa estrutura aborda o tema de maneira preventiva, ajudando os participantes a identificar sinais de conflitos antes que eles evoluam para demandas trabalhistas. Aprender a analisar, identificar e propor ações estratégicas de correção.

 

Desenvolver um olhar não apenas jurídico, mas de gestão de pessoas e RH estratégico.

 

Módulo 1: Introdução às Demandas Trabalhistas e Seus Fatores Precipitantes

 

1.1. O que é uma demanda trabalhista?

 

Neste tópico a proposta é contábil, entender o impacto financeiro que uma demanda trabalhista causa na empresa.

 

Como administrar novas ações e o cuidado com as ações que já estão em andamento.

 

1.2. Visão geral do que ocorre antes de uma demanda trabalhista

 

A descoberta de descontentamento, aparição de conflitos, desenvolver o olhar estratégico.

 

1.3. Impactos financeiros e reputacionais de uma ação trabalhista

 

Os passivos trabalhistas afetam diretamente a liquidez da empresa, porém não se deve ignorar os impactos reputacionais, onde afeta diretamente a imagem da empresa e o custo invisível da quebra de confiança por parte dos funcionários e candidatos externos.

 

Módulo 2: Sinais de Alerta e Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho

 

2.1. Identificação de sinais de insatisfação entre os colaboradores

 

Identificar sinais comportamentais de determinado funcionário, setor ou generalizado.

 

Identificar sinais administrativos, faltas, atrasos, atestados etc. 2.2. Fatores que geram conflitos trabalhistas

 

Contrato de trabalho com falta de clareza, acordos e demandas sem previas combinações, divergências de jornada de trabalho, funções e remuneração, falta de comunicação, feedback insuficiente, ambiente não seguro.

 

2.3. A importância da liderança ativa na gestão de conflitos

 

Como líderes podem identificar e resolver problemas antes que eles se tornem grandes, técnicas para abordagem de situações difíceis.

 

Agir de forma preventiva.

 

Módulo 3: Ferramentas e Estratégias para Prevenir Demandas Trabalhistas

 

3.1. Estruturação de contratos claros e detalhados

 

A importância de contratos com redação adequada e completa, manutenção de revisões periódicas, propondo atualizações das políticas, para evitar futuros malentendidos.

 

3.2. Políticas internas e compliance trabalhista

 

A importância da Implementação de códigos de conduta e manuais de boas práticas, bem como a criação de canais de denúncia confidenciais.

 

3.3. Mediação e negociação: resolvendo conflitos antes da Justiça

 

Métodos alternativos para resolução de conflitos: mediação interna e comissões de conciliação, criando um ambiente neutro onde os funcionários se sintam ouvidos.

 

Módulo 4: Casos Práticos e Estudos de Caso

 

4.1. Análise de casos reais de demandas trabalhistas

 

Discussão sobre situações comuns que evoluíram para litígios e quais sinais foram ignorados, o que poderia ter sido evitado ou ter tido um resultado diferente.

 

4.2. Estudos de casos de sucesso na prevenção de conflitos

 

Empresas que adotaram políticas preventivas e reduziram significativamente o número de processos trabalhistas.

 

Boas práticas em gestão de pessoas e conflitos que mantêm o passivo trabalhista controlado.

 

Conclusão e Encerramento

 

Um momento para trocas de informações, dúvidas e experiências.

 

Formato do Curso

 

 Duração total: 4 ou 6 horas, divididas em 4 módulos.

 

 Método de ensino: Aulas on line, propondo interação e discussão de casos práticos.

 

 Público-alvo: Líderes, gestores, profissionais de RH e donos de pequenas e médias

 

empresas.

Instrutora: JANAINA RAMOS

 

CONSULTORA TRABALHISTA E DE GESTÃO DE PESSOAS

 



Investimento: R$



 
 
 

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