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Instrutores

Adriana Gonçalves Nitske

Especialista em Gestão de Pessoas | Bacharel em Economia

 

Profissional com ampla experiência em assessoria organizacional e educação corporativa, atuando como consultora, instrutora e palestrante nas áreas de legislação trabalhista, cargos e salários, benefícios, administração de pessoal e gestão de pessoas.

Possui vivência prática no setor de Cooperativismo, com atuação relevante em programas de capacitação e desenvolvimento de equipes.

É responsável pela elaboração de conteúdos para cursos de Administração de Pessoal na modalidade EAD do SENAC/RS. Atualmente, é também professora no curso Técnico em Administração da Fundação Bradesco.

Credenciada junto ao Sescoop RS, SC e PR, contribui com treinamentos voltados à profissionalização de cooperativas e empresas.

É coautora do livro digital "Processo de Gestão Pessoal e Folha de Pagamento", publicado pela Editora Natural (Porto Alegre/RS – 2013).
 

✅ Temas de Especialização:

  • Legislação Trabalhista;
  • Cargos e Salários;
  • Benefícios Corporativos;
  • Administração de Pessoal;
  • Gestão de Pessoas;
  • Educação Corporativa.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Especialista em Gestão de Pessoas;
  • Bacharel em Economia;
  • Autora e instrutora com forte atuação em cursos EAD e presenciais.

Adriana Silva Lima

Especialista em Gestão Integrada | Economista com foco em Desenvolvimento Organizacional


Com mais de 30 anos de experiência em Gestão Integrada, atua com foco em impulsionar o desempenho organizacional, oferecendo soluções abrangentes e personalizadas que se alinham às estratégias de negócios das empresas.Sua atuação contempla projetos de diagnóstico organizacional, desenvolvimento e capacitação de equipes, implantação, acompanhamento e manutenção de sistemas de gestão, com forte foco na melhoria contínua e excelência operacional.

 

✅ Temas de Especialização:

  • Gestão Integrada (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança);
  • Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional;
  • Capacitação e Formação de Auditores Internos;
  • Excelência Operacional e Estratégias de Gestão;
  • Coaching Profissional e Autodesenvolvimento;
  • ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade;
  • ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental;
  • ISO 45001 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Graduação em Economia;
  • Especialização em Gestão de Pessoas;
  • Certificação em Professional & Self Coaching (PSC) – Instituto Brasileiro de Coaching;
  • Examinador(a) do Prêmio Qualidade RS.

Adriano Santos

Especialista em Sistemas de Gestão | Instrutor, Consultor e Auditor com Atuação Internacional

 

Profissional com mais de 30 anos de experiência em modelos de gestão (normas e prêmios), com sólida atuação em organizações industriais e de serviços. Há mais de 17 anos, atua como instrutor, consultor e auditor/avaliador, apoiando empresas na implementação, avaliação e melhoria de seus sistemas de gestão.

É graduado em Engenharia Elétrica e Administração pela UFRGS, com pós-graduação em Engenharia da Qualidade (PUC-RS) e Gestão Empresarial (UFRGS).

 

Temas de Especialização:

  • Sistemas de Gestão: Qualidade, Meio Ambiente, SST e Riscos;
  • Qualidade Automotiva (IATF 16949);
  • Qualidade Aeroespacial (AS 9100);
  • Gestão da Continuidade do Negócio;
  • Excelência em Gestão e Excelência Operacional;
  • Planejamento Estratégico;
  • Ferramentas da Qualidade (básicas, gerenciais, resolução de problemas, setor automotivo);
  • Auditorias Internas e Externas.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Engenharia Elétrica – UFRGS;
  • Administração de Empresas – UFRGS;
  • Pós-graduação em Engenharia da Qualidade – PUC-RS;
  • Pós-graduação em Gestão Empresarial – UFRGS;
  • Formação como Auditor Líder em diversas normas internacionais.

Aline Schneider

 

Especialista em Gestão da Qualidade, Liderança e Educação Corporativa

 

Engenheira Química formada pela Ulbra (2011), com sólida trajetória como líder de equipes de alta performance e ampla atuação em consultoria, treinamento e desenvolvimento de líderes. Possui mais de 18 anos de experiência em empresas de grande porte, como Conservas Oderich e Polo Films.

Atua como consultora e trainer de liderança em empresas de diversos segmentos, com passagens por organizações como General Motors (GM), Unimed SC, CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos, Grupo Bigfer, Grupo Totalplast, Mega Embalagens, Madelprint, Cristal Embalagens e Erplasti.

É Auditora Líder certificada nas normas ISO 9001, 14001 e 45001 pelo Bureau Veritas (2022), com foco em sistemas de gestão integrados voltados para excelência operacional.

Desde 2022, é palestrante voluntária no FestQuali, o maior evento de Qualidade e Inovação do Brasil, contribuindo com conteúdo técnico e inspiracional para profissionais de todo o país.

 

✅ Temas de Especialização:

  • Gestão da Qualidade e Processos;
  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes;
  • Educação Corporativa e Metodologias Ativas.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Engenharia Química – Ulbra (2011);
  • Especialização em Gestão da Qualidade e Processos – Uninter (2020);
  • Auditora Líder ISO 9001, 14001 e 45001 – Bureau Veritas (2022);
  • Especialização em Liderança e Gestão de Pessoas – Conquer (2024);
  • Especialização em Técnicas e Metodologias Inovadoras para Educação Corporativa – FGV (2023);
  • Especialista em Facilitação de Aprendizagem em Treinamentos Organizacionais – Academia do Trainer (2024);
  • Líder Coach – ICA Instituto de Coaching Avançado (2023);
  • Facilitação de Aprendizagem em Treinamentos Organizacionais;
  • Coaching de Líderes e Formação de Times de Alta Performance;
  • Sistemas de Gestão (ISO 9001, 14001 e 45001).

Aline Wolff

Especialista em Estratégia de Marca, Branding com Propósito e Comunicação de Alto Impacto

 

Com 25 anos de atuação no mercado, Aline lidera projetos de gestão estratégica de marketing à frente da WH Comunicação, atendendo empresas no Brasil e no exterior. Seu trabalho é voltado à construção de marcas fortes, autênticas e alinhadas com o propósito dos negócios.

É diretora de Qualidade da ACIS – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul –, onde contribui com sua expertise em gestão estratégica e melhoria contínua.

Aline é reconhecida por sua visão inovadora e estratégica, combinada com uma abordagem prática e personalizada. Atua com foco em posicionamento de marca, branding com propósito e comunicação de alto impacto, ajudando empresas a comunicar com verdade, gerar valor e se diferenciar no mercado.

 

Temas de Especialização:

  • Posicionamento de Marca e Identidade;
  • Branding com Propósito;
  • Comunicação Estratégica e de Alto Impacto;
  • Gestão de Marketing e Estratégia Empresarial;
  • Construção de Valor e Diferenciação de Mercado;

Ana Paula de Mesquita Maia Santos

Especialista em Direito do Trabalho, Departamento Pessoal e Previdência Social

 

Formada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS), a instrutora possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Direito do Trabalho, Departamento de Pessoal, Recursos Humanos e Previdência Social.

Atua como consultora e instrutora de cursos técnicos e estratégicos, com reconhecimento nacional por sua atuação prática e aprofundada, auxiliando empresas e profissionais em diversos estados do Brasil.

Durante 12 anos, trabalhou como consultora e coordenadora editorial nas áreas trabalhista e previdenciária em duas das maiores editoras especializadas do país:

Editora Notadez (RS) / COAD (RJ)

Desde 2011, dedica-se exclusivamente à prestação de serviços de consultoria, cursos e treinamentos, tanto em formatos abertos quanto in company, para empresas, escritórios de contabilidade, órgãos públicos e instituições educacionais.

 

Temas de Especialização:

  • Legislação Trabalhista e Contratos;
  • Departamento de Pessoal e Rotinas Trabalhistas;
  • Benefícios e Contribuições Previdenciárias;
  • Cálculos Trabalhistas e Rescisórios;
  • eSocial e Obrigações Acessórias;
  • Treinamentos para Profissionais de RH, DP e Contabilidade.

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Ana Paula Silva

Treinadora Comportamental | Consultora em Gestão Empresarial | Mentora em Desenvolvimento Pessoal

 

Profissional com sólida formação e experiência voltada ao desenvolvimento de pessoas, equipes e empresas, atuando como empresária, treinadora, instrutora, mentora de desenvolvimento pessoal e consultora em gestão empresarial, com foco em crescimento estratégico e humano nas organizações.

Formada em Gestão da Qualidade pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), possui ampla qualificação complementar em liderança, comportamento humano, inteligência emocional e performance organizacional.

Ao longo de sua carreira, tem atuado em programas corporativos de alto impacto, ajudando empresas a potencializarem resultados por meio da valorização das pessoas e da construção de culturas organizacionais mais conscientes e produtivas.

 

Temas de Especialização:

  • Desenvolvimento de Lideranças;
  • Treinamentos Comportamentais Corporativos;
  • Mentoria de Desenvolvimento Pessoal;
  • Consultoria em Gestão Empresarial;
  • Programas de Alta Performance Emocional e Profissional;
  • Qualidade e Resultados Organizacionais.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Gestão da Qualidade – Universidade Luterana do Brasil (Ulbra);
  • Liderança e Administração de Equipes – Senac;
  • Estilos de liderança, ética profissional, trabalho em equipe, papel do líder e responsabilidade ambiental;
  • Gestores e Equipes – Braspelco;
  • Gestão de Resultados e Desempenho – Braspelco;
  • Qualidade na Prestação de Serviços – Ulbra;
  • Propósito e Sentido da Vida – IBC Coaching;
  • Relacionamentos Avançados – Instituto Ana Neves;
  • Programação Neurolinguística (PNL) – INNER;
  • Hipnose – INNE;
  • Treinador Comportamental em Programas Corporativos – Instituto André Kaercher (SP);
  • Treinador Vivencial em Programas Corporativos – Instituto André Kaercher (SP);
  • Treinador de Alto Impacto Emocional – Instituto André Kaercher (SP).

Antonio de Andrade Cláudio Filho

Especialista em Sistemas de Gestão, Qualidade, Segurança da Informação e Proteção de Dados

 

Natural de Porto Alegre/RS, o Engenheiro Antônio possui sólida formação técnica e mais de duas décadas de experiência na gestão da qualidade, auditorias, melhoria contínua e governança organizacional.

É graduado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações pela PUC-RS, e possui duas pós-graduações:

Gestão Financeira – UFRGS (PPGA)

Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente – PUC-RS

Reconhecido internacionalmente, é certificado como "Especialista em Melhoria da Qualidade" pela ASQ (American Society for Quality) e qualificado como auditor líder (Lead Assessor) em normas de gestão amplamente adotadas no mercado global.

 

Temas de Especialização:

  • Gestão da Qualidade e Auditorias;
  • Melhoria Contínua e Seis Sigma;
  • Gestão Ambiental e SST;
  • Segurança da Informação (ISO 27001);
  • Proteção de Dados e LGPD;
  • Consultoria e Treinamentos Corporativo;

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Engenharia Elétrica – Ênfase em Eletrônica e Telecomunicações – PUC-RS;
  • Pós-graduação em Gestão Financeira – UFRGS / PPGA;
  • Pós-graduação em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente – PUC-RS;
  • Especialista em Melhoria da Qualidade (ASQ – American Society for Quality);
  • Auditor Líder (Lead Assessor) qualificado nas normas:
  • NBR ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade;
  • NBR ISO 14001 – Gestão Ambiental;
  • NBR ISO 45001 – Segurança e Saúde Ocupacional;
  • NBR ISO 27001 – Segurança da Informação;
  • Seis Sigma (6 Sigma):
  • Green Belt;
  • Master Black Belt;
  • DPO (Data Protection Officer) qualificado para atuação com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados;

Antonio Kossmann Miozzo

Especialista em Gestão da Qualidade, Processos Industriais e Certificação de Sistemas

 

Engenheiro Mecânico com pós-graduação em Engenharia da Qualidade e Administração da Produção, possui uma sólida carreira com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Produção, PCP, Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Fornecedores, atuando em empresas de grande porte dos setores automotivo, metalmecânico, alimentício, curtume, calçadista, comércio e serviços.

Credenciado pela DQS do Brasil e pela AGQ – Associação Gaúcha para a Qualidade, é também consultor credenciado pelo SEBRAE-RS, nas soluções “Rumo à ISO 9000”, atuando como instrutor e consultor técnico.

 

✅ Temas de Especialização:

  • Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 e IATF 16949;
  • Adequação de SGQ a requisitos específicos e normas regulatórias;
  • Diagnóstico, planejamento e implantação de ações corretivas e melhoria contínua;
  • Auditorias internas e acompanhamento de certificações (RBC/RBL – Inmetro);
  • Atuação com ferramentas da qualidade:
  • MASP, PPAP, FMEA, APQP, CEP, DFMA, VDA, entre outras.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Engenharia Mecânica;
  • Pós-graduação em Engenharia da Qualidade;
  • Pós-graduação em Administração da Produção;
  • Auditor Líder ISO 9001 e ISO 31000 – Credenciado pela DQS do Brasil;
  • Lead Assessor (ATSG) para as normas:
  • ISO 9001 (Qualidade);
  • ISO 14001 (Meio Ambiente);
  • OHSAS 18001 / ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacional);
  • ISO/IEC 17025 (Laboratórios);
  • Auditor ISO 31000 – Gestão de Riscos;
  • Treinamento ISO/TS 16949 CB Auditor – IATF;
  • Especialista em certificação de produto:
  • Portaria Inmetro 371 (Certificação compulsória);
  • Portaria Inmetro 400 (Metrologia Legal / ISO/IEC 17025).

Augusto Aiquel

Mestre em Administração | Especialista em Logística, Operações e Gestão de Materiais

 

Profissional com carreira consolidada nas áreas de logística empresarial, gestão de operações e suprimentos, com destacada atuação como consultor, instrutor e professor universitário. É diretor da TCR Consultoria em Logística Empresarial, onde lidera projetos nas áreas de gestão de materiais, logística e operações.

É Mestre em Administração, com concentração em Produção e Sistemas pela UFRGS, e possui sólida formação acadêmica e internacional. Ao longo de sua trajetória, participou de eventos internacionais de grande relevância na área de logística, além de ministrar palestras e treinamentos para profissionais de todo o Brasil.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Mestrado em Administração (Produção e Sistemas) – UFRGS;
  • Pós-graduação em Gestão Empresarial – UFRGS;
  • Graduação em Administração de Empresas – UFRGS;
  • Graduação em Administração Pública – UFRGS;
  • Administração da Produção e Operações – University of Houston / Texas / USA;
  • The Value-Driven Enterprise – University of Wisconsin-Madison / Wisconsin / USA;
  • Administração de Projetos – University of Wisconsin-Madison / Wisconsin / USA.

 

📚 Experiência Profissional:

  • Executivo na área de suprimentos e logística;
  • Diretor da TCR Consultoria em Logística Empresarial;
  • Instrutor de cursos de capacitação profissional nas áreas de:;
  • Logística e Supply Chain;
  • Gestão de Materiais;
  • Compras e Suprimentos;
  • Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE).

Cesar Roth

Mestre em Controladoria | Especialista em Finanças, Custos e Orçamento Empresarial

 

Profissional com sólida formação acadêmica e ampla experiência na área administrativa, financeira, contábil e de custos, atuando como professor universitário, consultor e instrutor de treinamentos corporativos.

É Mestre em Controladoria pela UFRGS, pós-graduado em Controladoria e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale. Com mais de 15 anos de atuação prática em empresas como supervisor, coordenador, gerente e controller, alia conhecimento técnico a uma forte vivência de mercado.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Mestrado em Controladoria – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Pós-graduação em Controladoria – Universidade Feevale;
  • Bacharelado em Ciências Contábeis – Universidade Feevale;

 

✅ Experiência Profissional:

  • 15 anos de atuação na área administrativa e financeira, ocupando cargos de:
  • Supervisor;
  • Coordenador;
  • Gerente;
  • Controller;
  • Consultor empresarial nas áreas:
  • Administração financeira;
  • Controladoria;
  • Contabilidade;
  • Custos empresariais;

Ciro Copello Junior

Consultor de Empresas | Palestrante | Professor | Innovation Broker

 

Com mais de 35 anos de experiência, Ciro Copello é um profissional reconhecido pela sua atuação estratégica na promoção da inovação, capacitação empresarial e desenvolvimento da produtividade. Mestre em Engenharia da Produção pela UFRGS, com MBA em Gestão Empresarial e sólida formação técnica, tem se destacado por conectar empresas, entidades e instituições de ensino em todo o Brasil, impulsionando a competitividade e o crescimento sustentável por meio de soluções inovadoras.

 

Temas de Especialização:

  • Redes de Inovação e Ecossistemas de Inovação;
  • Indústria 4.0 e Transformação Digital;
  • Lean Manufacturing e Melhoria Contínua;
  • Capacitação Empresarial e Gestão Estratégica;
  • Desenvolvimento da Produtividade;
  • Diagnóstico Organizacional;
  • Planejamento Estratégico e Competitividade;
  • Formação de Líderes e Multiplicadores;
  • Empreendedorismo e Novos Mercados.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Mestrado em Engenharia da Produção – UFRGS (2016–2018);
  • Pós-Graduação em Engenharia da Produção – Uniasselvi (2014);
  • MBA em Gestão Empresarial – Uniasselvi (2013);
  • Tecnólogo em Processos Gerenciais – Uniasselvi (2009);
  • Formação Técnica em Eletrotécnica – CIMOL Taquara/RS (1987).

Clério Frassão

Consultor de Informática | Docente | Especialista em Tecnologia da Informação

 

Profissional da área de Tecnologia da Informação com sólida experiência em consultoria e docência, atuando de forma prática e estratégica na qualificação de pessoas e no apoio à transformação digital de organizações. Com forte atuação como docente no Senac-RS, alia conhecimento técnico à didática moderna para formar profissionais preparados para os desafios do mercado atual.

Seu trabalho é voltado ao desenvolvimento de competências em TI, com foco na excelência operacional, domínio de ferramentas tecnológicas e aplicação prática dos conhecimentos, tanto em ambientes corporativos quanto educacionais.

 

Temas de Especialização:

  • Consultoria em Tecnologia da Informação;
  • Capacitação em Ferramentas Microsoft;
  • Formação Técnica em Informática;
  • Suporte a Ambientes Windows e Linux;
  • Instrutoria em Sistemas Operacionais e Aplicações;
  • Educação Profissional e Tecnológica;
  • Planejamento e Gestão em TI;
  • Docência no Ensino Superior;
  • Soluções Educacionais em Ambientes Digitais.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior;
  • MBA em Gestão Pública;
  • Microsoft Certified Professional (MCP);
  • Microsoft Office Excel Specialist Certified;
  • Mandriva Linux Instructor Certified.

Cristine Schneider da Rocha

Instrutora | Especialista em Comunicação e Marketing | Relações Públicas

 

Profissional com sólida formação em Comunicação Social e experiência destacada nas áreas de marketing, eventos e capacitação profissional. Com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Pós-graduação em Pedagogia Empresarial, atua como instrutora em treinamentos corporativos, com foco no desenvolvimento de competências comportamentais e de comunicação, além de vivência prática em ambientes corporativos de alto desempenho.

Sua trajetória inclui atuação em empresas de grande expressão no mercado, sempre com foco em atendimento, relacionamento com o cliente, eventos corporativos, comunicação institucional e formação de equipes.

 

Temas de Especialização:

  • Atendimento ao Cliente;
  • Técnicas Básicas de Vendas;
  • Dicção e Oratória;
  • Formação de Multiplicadores Internos;
  • Planejamento e Organização de Eventos;
  • Comunicação Social e Empresarial;
  • Relações Públicas e Endomarketing;
  • Planejamento Estratégico de Marketing;
  • Coordenação de Equipes Técnicas e Comerciais;
  • Prospecção de Mercado e Relacionamento.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas – FEEVALE (1996);
  • Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial – FEEVALE (1997);
  • MBA em Gestão Empresarial – FGV (2006).

Daniel Militão

 

Instrutor | Especialista em Processos Industriais | Professor na Área Metalmecânica

 

Daniel Militão possui mais de 13 anos de experiência em treinamentos na área metalmecânica, com forte atuação em capacitações técnicas voltadas à indústria. Formado em Gestão da Produção pela UNISINOS, desenvolve atividades educacionais com foco prático, acessível e voltado às demandas do mercado.

Atua como instrutor no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), além de lecionar em cursos técnicos nas instituições Mesquita, Ulbra São Lucas e Fundação Bradesco.

Seu diferencial está na capacidade de transformar conteúdos técnicos em aprendizado claro e aplicável, contribuindo para a formação de profissionais qualificados para o setor industrial.

 

Temas de Especialização:

  • Leitura e Interpretação de Desenho Técnico;
  • Metrologia e Técnicas de Medição;
  • Processos de Fabricação Mecânica;
  • Tecnologia da Produção Industrial;
  • Educação Profissional e Técnica;
  • Instrutoria para Indústrias do Setor Metalmecânico.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Graduação em Gestão da Produção – UNISINOS;

Diego Benites

Consultor Lean | Especialista em Gestão de Projetos e Processos | Facilitador em Melhoria Contínua

 

Bacharel em Administração e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas pela Unisinos, com certificação Lean Six Sigma Green Belt, o profissional possui mais de 14 anos de experiência em ambientes corporativos, com forte atuação em gestão de projetos, processos, indicadores (KPIs), conhecimento e pessoas.

Sua carreira é marcada pela participação ativa na implementação de programas de Melhoria Contínua, com aplicação prática dos conceitos de Lean Office, Lean Service e Lean Manufacturing, promovendo ganhos em eficiência, produtividade e cultura organizacional.

 

✅ Temas de Especialização:

  • Gestão de Projetos e Processos;
  • Indicadores de Desempenho (KPI’s);
  • Melhoria Contínua (Lean Manufacturing / Lean Office / Lean Service);
  • Gestão do Conhecimento;
  • Gestão de Pessoas e Liderança;
  • Mapeamento e Otimização de Processos;
  • Treinamentos Corporativos em Metodologias Lean;
  • Cultura de Alta Performance e Inovação.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Bacharelado em Administração – Unisinos;
  • Pós-Graduação em Gestão de Pessoas – Unisinos;
  • Certificação Lean Six Sigma Green Belt.

Eliana Meireles Cardoso

Especialista em Gestão da Qualidade | Auditora Líder em Sistemas de Gestão | Instrutora em Segurança de Alimentos

 

Licenciada em Química pela Pontifícia Universidade Católica, com especializações em Gestão e Estratégia Empresarial (ULBRA) e Gestão de Segurança de Alimentos (SENAC), a profissional possui sólida trajetória nas áreas de Qualidade, Segurança de Alimentos, Meio Ambiente e Sistemas de Gestão Integrados.

Com forte atuação em indústrias de médio e grande porte, destaca-se pela liderança na implantação e manutenção de sistemas como 5S, BPF, APPCC, ISO 9001, ISO 22000, FSSC 22000, ISO 14001 e OSHAS 18001.

 

Temas de Especialização:

  • Sistemas de Gestão da Qualidade – ISO 9001;
  • Segurança de Alimentos – ISO 22000 / FSSC 22000 / BPF / APPCC;
  • Meio Ambiente – ISO 14001;
  • Saúde e Segurança Ocupacional – OSHAS 18001;
  • Implantação de 5S, BPF/GMP, APPCC;
  • Auditorias Internas e Externas (SGI e Segurança de Alimentos);
  • Gestão Corporativa e Suporte Multissites;
  • Treinamentos e Capacitação de Equipes.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Licenciatura em Química – Pontifícia Universidade Católica;
  • Especialização em Gestão e Estratégia Empresarial – ULBRA;
  • Especialização em Gestão de Segurança de Alimentos – SENAC;
  • Auditora Líder ISO 9001, ISO 22000 e FSSC 22000;
  • Auditora Certificada ISO 14001 e OSHAS 18001.

Eurípedes Lehugeur Moraes Filho

Consultor Empresarial | Especialista em Processos, Sistemas de Informação e Controles Internos

 

Profissional com formação em Administração de Empresas e especialização em Análise de Sistemas de Informação, com carreira consolidada na consultoria e assessoria organizacional, utilizando metodologias e ferramentas para o aprimoramento de processos de negócio, sistemas de informação e controles internos.

Com uma abordagem focada em alinhar inovação e tecnologia aos objetivos estratégicos, atua promovendo ganhos reais em qualidade, produtividade e resultados corporativos.

 

✅ Temas de Especialização:

  • Consultoria em Processos de Negócio;
  • Redesenho e Otimização de Processos;
  • Análise e Melhoria de Sistemas de Informação;
  • Controles Internos e Governança;
  • Arquitetura Empresarial;
  • Inovação Organizacional;
  • Tecnologia Aplicada à Gestão;
  • Acompanhamento de Projetos de Implantação de Sistemas.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Graduação em Administração de Empresas;
  • Especialização em Análise de Sistemas de Informação;

Eva Seloi Santos Sarmento

Consultora em Desenvolvimento Humano | Especialista em Cultura Organizacional | Professora em Programas de MBA

 

Mestre em Gestão e Negócios, com especializações em Gestão de Pessoas e Neurociência Aplicada à Gestão Organizacional, a profissional possui sólida atuação como consultora em desenvolvimento humano e cultura organizacional, integrando ciência, sensibilidade e estratégia na transformação de ambientes corporativos.

Com ampla formação e vivência em práticas integrativas e metodologias inovadoras, atua no fortalecimento de lideranças, no desenvolvimento de equipes e na construção de culturas organizacionais mais saudáveis, conscientes e produtivas.

 

Temas de Especialização:

  • Desenvolvimento Humano e Liderança;
  • Cultura Organizacional e Clima Corporativo;
  • Neurociência Aplicada à Gestão;
  • Felicidade Interna Bruta (FIB) e Segurança Psicológica;
  • Inteligência Emocional nas Organizações;
  • Formação e Desenvolvimento de Equipes;
  • Práticas Integrativas e Bem-estar Corporativo;
  • Terapias Integrativas e Saúde Mental no Trabalho.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Mestrado em Gestão e Negócios;
  • Especialização em Gestão de Pessoas;
  • Especialização em Neurociência Aplicada à Gestão Organizacional;
  • Terapeuta Comunitária Integrativa;
  • Aromaterapeuta Clínica;
  • Felicidade Interna Bruta (FIB);
  • Teoria U;
  • Neurociência e Felicidade;
  • Happiness Skills;
  • Segurança Psicológica.

Fabiana Mallmann

Bacharel em Química Industrial | Educadora | Entusiasta em Educação Financeira e Investimentos

 

Bacharel em Química Industrial e Licenciada em Formação Pedagógica pela Univates, a profissional alia sua formação técnica e educacional a uma jornada de aprendizado contínuo na área de investimentos e educação financeira.

Com diversos cursos voltados ao mercado financeiro e bolsa de valores, busca ampliar seus conhecimentos e contribuir para a formação de pessoas mais conscientes financeiramente, seja no ambiente educacional ou corporativo.

 

Temas de Especialização:

  • Química Industrial e Formação Técnica;
  • Educação e Formação Pedagógica;
  • Introdução ao Mercado Financeiro;
  • Educação Financeira e Investimentos Pessoais;
  • Bolsa de Valores e Operações de Trade;
  • Multiplicação de Conhecimento Financeiro.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Bacharelado em Química Industrial – Univates;
  • Licenciatura em Formação Pedagógica – Univates;
  • Seja Um Holder – Investindo no Brasil;
  • Formação sobre Investimentos – ANBIMA;
  • Universidade Atom 5.0 – Curso Trader (Carol Paiffer);
  • Beabá da Bolsa de Valores (Carol Paiffer).

Fernando S. de Aguiar

Mestre em Engenharia | Especialista em Qualidade Industrial | Instrutor Técnico SENAI

 

Mestre em Engenharia com ênfase em Processos de Fabricação (UFRGS), com sólida formação técnica e acadêmica, o profissional possui mais de 15 anos de experiência na área da Qualidade, atuando desde o chão de fábrica até a gestão de sistemas e resultados. Com um perfil voltado para a excelência operacional e o desenvolvimento de pessoas, é também instrutor profissionalizante na rede SENAI, ministrando cursos técnicos e de qualificação industrial.

Sua trajetória contempla desenvolvimento de fornecedores, gestão metrológica, auditoria, implementação de ISO 9001:2015 e ferramentas da qualidade, com foco em performance, eficiência e resultados sustentáveis.

 

✅ Temas de Especialização:

  • Gestão da Qualidade e SGQ;
  • ISO 9001:2015 – Implementação e Interpretação;
  • Auditoria de Sistemas de Gestão;
  • Metrologia e Gestão de Calibração;
  • Programação de Máquina Tridimensional;
  • Ferramentas da Qualidade: MASP, 8D, FMEA, PPAP;
  • Desenho Técnico, GD&T e Tratamentos Térmicos;
  • Indicadores de Qualidade e Melhoria de Resultados;
  • Capacitação de Colaboradores e Cultura da Qualidade;
  • Formação de Multiplicadores no Chão de Fábrica.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Mestrado em Engenharia – Processos de Fabricação – UFRGS;
  • Graduação em Tecnologia de Fabricação Mecânica – IFSul;
  • Pós-Graduação em Engenharia de Produção;
  • Pós-Graduação em Docência e Psicologia Educacional;
  • Curso Técnico em Mecânica de Precisão – CETEMP;
  • Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística) – INEXH;
  • Auditor Líder ISO 9001:2015 – ATSG.

Filipe Tafas Pereira

Consultor em Gestão Empresarial | Especialista em Governança e Estratégia Organizacional

 

Consultor com 10 anos de experiência em gestão empresarial e implementação de sistemas de governança, com atuação em projetos voltados à melhoria de desempenho organizacional, definição estratégica e mudança cultural. Seu trabalho é reconhecido por trazer soluções práticas, acessíveis e eficazes, adaptadas à realidade de cada negócio.

Graduado em Direito pela PUCRS e Especialista em Gestão Empresarial pelo Cesuca, já liderou a implementação de mais de 50 projetos em empresas de diferentes portes e segmentos, incluindo startups, pequenas empresas e organizações de atuação nacional.

 

Temas de Especialização:

  • Governança Corporativa e Gestão Estratégica;
  • Desdobramento de Estratégias Organizacionais;
  • Cultura de Alto Desempenho;
  • Gestão por Indicadores (KPI’s);
  • Gestão de Projetos e Melhoria Contínua;
  • Implementação de Sistemas de Gestão;
  • Qualidade Total e Ferramentas da Qualidade;
  • Capacitação de Equipes e Gestão de Consultores.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Graduação em Direito – PUCRS;
  • Especialização em Gestão Empresarial – Cesuca;

Gabriel Freitas Siqueira

Consultor Jurídico Empresarial | Especialista em Contratos, Responsabilidade Civil e Processo Civil

 

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde 2010, iniciou sua trajetória profissional aliando sólida formação acadêmica a experiências práticas em trabalhos voluntários e estágios em departamentos jurídicos empresariais. Desde o início, cultivou uma visão estratégica do Direito aplicada ao ambiente corporativo.

Seu trabalho de conclusão de curso foi publicado em revista acadêmica de destaque, reforçando seu compromisso com a excelência e pesquisa jurídica. A partir daí, consolidou sua carreira na consultoria em gestão jurídica empresarial, atendendo inicialmente clientes como grupos de concessionárias e empresas do setor farmacêutico veterinário, e expandindo seu alcance para diversos segmentos do mercado nacional.

 

Temas de Especialização:

  • Direito Empresarial;
  • Contratos Comerciais e Consultivos;
  • Responsabilidade Civil Empresarial;
  • Processo Civil Estratégico;
  • Reestruturação de Departamentos Jurídicos;
  • Segurança Jurídica e Mitigação de Riscos;
  • Consultoria para Novos Negócios e Startups;
  • Planejamento Patrimonial e Sucessório;
  • Treinamentos Jurídicos In Company.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Bacharelado em Direito – PUCRS;
  • Certificações em Contratos, Responsabilidade Civil e Processo Civil – PUCRS.

Giani Esteves

Engenheira Química | Especialista em Qualidade, ESG e Processos | Auditora Líder | Professora Universitária

 

Graduada em Engenharia Química e Pós-Graduada em Engenharia de Produção com ênfase em Qualidade pela UFRGS, com especialização em Sustentabilidade ESG pelo Bureau Veritas, a profissional atua como instrutora, consultora e auditora líder em sistemas de gestão, com ampla experiência no desenvolvimento de projetos voltados à excelência operacional, sustentabilidade e melhoria contínua.

Com sólida formação técnica e acadêmica, atua em auditorias, treinamentos e consultorias empresariais, além de exercer a docência universitária na área de engenharia. Desde 2013, integra a diretoria da AGQ (Associação Gaúcha para a Qualidade), sendo também avaliadora do concurso de Grupos Participativos da instituição.

 

Temas de Especialização:

  • Mapeamento e Padronização de Processos (BPM);
  • Indicadores de Desempenho;
  • Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP);
  • ISO 31000 – Gestão de Riscos;
  • ISO 19011 – Diretrizes para Auditorias;
  • ABNT PR2030 – Ambiental, Social e Governança (ESG);
  • Gerenciamento de Projetos – PMP;
  • Programa 5S e Cultura da Qualidade;
  • Sistemas de Gestão Integrada (Qualidade, Meio Ambiente, SST).

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Graduação em Engenharia Química – UFRGS;
  • Pós-Graduação em Engenharia de Produção com ênfase em Qualidade – UFRGS;
  • Pós-Graduação em Sustentabilidade ESG – Bureau Veritas;
  • Auditora Líder nas Normas:
  • ISO 9001 – Gestão da Qualidade;
  • ISO 14001 – Gestão Ambiental;
  • ISO 45001 – Saúde e Segurança Ocupacional;

Gilberto Fidelis Pacheco

Especialista em Planejamento Estratégico | Consultor em Gestão | Palestrante Motivacional

 

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o profissional possui sólida trajetória em gestão empresarial, com destaque para sua atuação como diretor da Associação Gaúcha para a Qualidade (AGQ) e avaliador líder do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

Com experiência em grandes organizações, como o Grupo Gerdau, participou do desenvolvimento e implantação de práticas avançadas de gestão, consolidando uma carreira voltada para estratégia, liderança e resultados.

É especialista em Planejamento Estratégico utilizando a metodologia BSC (Balanced Scorecard), tendo conduzido com sucesso a implantação e acompanhamento de planejamentos estratégicos em empresas do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

 

✅Temas de Especialização:

  • Planejamento Estratégico com BSC;
  • Implantação de Sistemas de Gestão;
  • Liderança e Motivação para Alta Performance;
  • Empreendedorismo e Gestão Empresarial;
  • Consultoria em Melhoria de Processos;
  • Cultura Organizacional e Excelência em Gestão;
  • Palestras Corporativas e Capacitação de Equipes.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Bacharelado em Administração de Empresas – UFRGS;
  • Ex-Diretor da AGQ (Associação Gaúcha para a Qualidade);
  • Ex-Avaliador Líder do PGQP (Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade);
  • Vencedor do Prêmio Sebrae de Reconhecimento a Consultores;
  • Categoria: Melhor Trabalho em Gestão Empresarial.

Gustavo Becker

Especialista em Planejamento Estratégico | Consultor em Gestão Comercial e Marketing | Palestrante Motivacional

Mestre em Administración y Marketing Estratégico pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES) de Buenos Aires – Argentina, o profissional possui uma carreira consolidada em gestão e liderança, com atuação destacada em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.
Com mais de 20 anos de experiência em cargos de alta gerência, construiu uma trajetória sólida em organizações como Unilever, PepsiCo, Parmalat, Visconti, Seven Boys, TIM Celular e Grendene. Foi diretor em empresas como GVT, Grupo Santander e Instituto Brasileiro de Coaching, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de estratégias comerciais, de marketing e de gestão de pessoas.
É professor de MBA nas disciplinas de Estratégia Organizacional e Gestão & Execução Comercial, além de atuar como consultor de grandes grupos empresariais como AMX (Claro), Pearson (Wizard, Quatrum, Yazigi) e Risotolândia.
Especialista em Planejamento Estratégico e Gestão de Vendas, também possui formações executivas e certificações internacionais que reforçam sua capacidade de conduzir projetos de alto impacto.

 

✅ Temas de Especialização:

  • Planejamento Estratégico com foco em resultados;
  • Gestão de Marketing e Vendas;
  • Liderança e Motivação de Equipes de Alta Performance;
  • Estratégias Comerciais e de Posicionamento de Mercado;
  • Consultoria em Gestão Empresarial e Comercial;
  • Formação de Executivos e Desenvolvimento de Líderes;
  • Palestras Corporativas e Programas de Capacitação Profissional.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Mestrado em Administración y Marketing Estratégico – UCES (Argentina);
  • Pós-MBA em Gestão de Vendas – FDC (Fundação Dom Cabral);
  • Pós-MBA em Formação de Executivos – FDC (Fundação Dom Cabral);
  • Pós-MBA em Gestão de Projetos – ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing);
  • Especialização em administração de Marketing;
  • Graduação em Administração de Empresas;
  • Certified in Professional & Self Coaching – Behavioral Coaching Institute & Instituto Brasileiro de Coaching;
  • Professor de MBA nas áreas de Estratégia e Gestão Comercial;
  • Ex-Diretor em empresas como GVT, Grupo Santander e Instituto Brasileiro de Coaching.

 

Jacqueline Viegas

Especialista em Sistemas de Gestão Integrados | Consultora em Gestão Empresarial e Sustentabilidade | Auditora Líder e Palestrante

Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS, com ênfase em desenvolvimento de produtos e processos, a profissional possui sólida experiência em gestão organizacional, com atuação destacada em projetos de melhoria contínua, conformidade, sustentabilidade e desempenho empresarial.
Especialista em Gestão Empresarial pela FGV/Decision, possui múltiplas certificações como Auditora Líder em normas internacionais, incluindo ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente), ISO 31000/22301 (Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios) e ISO 19600 (Compliance), além da certificação CPC-A em Compliance Anticorrupção pela LEC.
Com ampla atuação como instrutora, consultora e auditora, conduz projetos em Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Riscos e Compliance), sendo referência em diagnósticos, implementação e auditoria de sistemas de gestão em diferentes setores produtivos.
É professora convidada no MBA de Business Process Management (BPM) da Unisinos e atua também nas áreas de empreendedorismo, modelagem e planejamento de negócios, gestão por indicadores, desempenho e processos. Além disso, realiza consultoria especializada na execução de Inventários de Gases de Efeito Estufa, conforme a norma ISO 14064.
Atualmente, é Diretora do Núcleo RS da Associação Brasileira de Consultores, e consultora credenciada pelo SEBRAE e SESCOP.

 

✅ Temas de Especialização:

  • Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade, Meio Ambiente, SSO, Riscos e Compliance);
  • Auditorias de Conformidade e Avaliação de Sistemas de Gestão;
  • Compliance Anticorrupção e Gestão de Riscos;
  • Modelagem de Negócios e Planejamento Empresarial;
  • Gestão por Indicadores e Desempenho Organizacional;
  • Gestão de Processos e BPM (Business Process Management);
  • Inventários de Gases de Efeito Estufa (ISO 14064);
  • Capacitação de Equipes e Palestras Corporativas.

 

📚 Formação Acadêmica e Certificações:

  • Graduação em Química Industrial – UFRGS;
  • Mestrado em Engenharia de Produção (ênfase em Desenvolvimento de Produto e Processo) – PPGEP/UFRGS;
  • Especialização em Gestão Empresarial – FGV/Decision;
  • Auditora Líder ISO 9001 – Gestão da Qualidade;
  • Auditora Líder ISO 14001 – Gestão Ambiental;
  • Auditora Líder ISO 31000 / 22301 – Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios;
  • Auditora Líder ISO 19600 – Gestão de Compliance;
  • Certificação CPC-A – Compliance Anticorrupção (LEC – 2019);
  • Professora convidada no MBA de BPM – Unisinos;
  • Diretora do Núcleo RS da Associação Brasileira de Consultores;
  • Consultora credenciada SEBRAE e SESCOP.

Jorge Ferreira

Economista, mestre em Finanças Corporativas (Unisinos) e CFA charterholder, possui experiência de 15 anos no mercado financeiro e de capitais. Sócio fundador da Ostrya Investimentos e Ostrya capital. Professor de finanças, economia e gestão em cursos de Graduação, MBA e Mestrado, na Unisinos. Professor de Economia na CFA Society Brazil. Já lecionou sobre investimentos em curso de formação de reguladores na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Trabalha com crédito corporativo desde 2016. Foi Superintendente Executivo dos Comitês de Crédito do Banrisul entre 2020 e 2023. Participou da análise, concessão e restruturação de crédito para as maiores empresas do Sul do país. Autor do livro “Análise de Investimentos e Mercado de Capitais”, utilizado em cursos de graduação. Autor de artigo acadêmico sobre o mercado financeiro publicado na Revista Contabilidade & Finanças/USP e citado em 13 países. Consultor de Títulos e Valores Mobiliários e Gestor de Carteiras (CVM). Analista de títulos e valores mobiliários (APIMEC).

José Martins dos Santos Neto

  • Graduado em Administração de Empresas
  • Pós-graduado em MBA de Gestão Empresarial e Negócios
  • Profissional com mais de 26 anos de experiência em Sistemas de Gestão da Qualidade, tendo atuado como Gestor, Consultor e Auditor, qualificado como Auditor Líder ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e IATF 16949.
  • Realização de mais de 600 auditorias (mais de 1500 dias de auditoria) de primeira, segunda e terceira partes, incluindo auditorias internacionais.
  • Experiência em atividades de consultoria, treinamentos e auditorias internacionais: Américas (Estados Unidos, México, Venezuela, Colômbia, Chile, Argentina), Europa (Portugal), África (Marrocos e Botswana) e Ásia (China).
  • Instrutor de treinamentos em interpretação de normas de sistemas da qualidade e meio ambiente, formação de Auditores Internos e conceitos e ferramentas de gestão para aplicação das normas de gestão.
  • Implantação das normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e IATF 16949.
  • Auditorias de primeira, segunda e terceira partes, incluindo auditorias internacionais com base nas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e IATF 16949.
  • Experiência de mais de 10 anos de trabalho em atividades de manutenção industrial, predominantemente em ambiente petroquímicos, em contratos de terceirização da operação de manutenção da planta do cliente.

Leandro Stelmack Dias

  • Formado em Administração de Empresas e com experiência de mais de 25 anos em área industrial, predominantemente nas áreas da qualidade e processo.
  • Formações em química, gerenciamento ambiental, estatística e MBA em Liderança, Inovação e Gestão.
  • Experiência em empresas no Brasil e exterior em auditorias da qualidade e implantação de Sistema de Gestão da Qualidade, qualidade de produto e desenvolvimentos de produtos.
  • Experiência em auditorias intercompany em empresas nas Américas e na Europa, e na gestão de equipe com mais de 20 funcionários diretos.
  • Atuação direta no startup de linhas de produção de matérias-primas para os segmentos de filtração e descartáveis médicos, desenvolvendo produtos para esses segmentos e prestando suporte técnico aos clientes.
  • Experiência na implantação de BPF nos segmentos hospitalares e descartáveis higiênicos e elaboração de Manual de Boas Práticas Farmacêuticas e respectivos POPs. Conhecimento em Boas Práticas nos Serviços de Alimentação.
  • Coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Gravataí (ACIGRA).

Leonardo Mór Colucci

  • Engenheiro Mecânico graduado pela UFSM (CREA RS 183027), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela PUCRS e com certificação internacional em Engenharia da Qualidade pela ASQ (#51926).
  • Profissional com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de processos, treinamento de times de engenharia e aplicação de ferramentas de engenharia e qualidade em empresas do setor automotivo, agrícola, metalúrgico e de tecnologia.
  • Autor do Livro “Qualidade em Projetos”, onde aborda os desafios e soluções para garantir a qualidade das entregas de um projeto a partir de uma abordagem aplicada a diferentes contextos de negócio.

Letícia Canali Canellas

  • Auditora ISO9001, FSSC 22000, IFS Global Markets, BRC START!, BPF e HACCP base Codex Alimentarius.
  • Auditora em programas de cadeia de fornecimento nas áreas e alimentos, saneantes e cuidados pessoais.
  • Experiência em empresas de pequeno, médio e grande portes do ramo de alimentos nas áreas de produção, boas práticas de fabricação, garantia da qualidade, segurança de alimentos, meio ambiente, segurança do trabalho e administração.
  • Graduação em Engenharia de Alimentos (ICTA / UFRGS), Especialização em Gestão da Produção (PPGEP / UFRGS) e MBA em Gerenciamento de Projetos (FVG / Desicion)

Luciano Luís Lima

  • Especialista em Gestão Empresarial – ênfase em serviços – Feevale. 
  • Graduado em Administração de Empresas – habilitação RH – Unisinos. 
  • Professor da FACENP – Faculdade Cenesista de Nova Petrópolis – RS. 
  • Vivência de mais de 20 anos nas áreas de processos, qualidade e gestão de pessoas na Paquetá Calçados Ltda. 
  • Atuante na diretoria da AGQ – Associação Gaúcha para a Qualidade – entre 1999 e 2009. 
  • Coordenador do CRERH – Comitê Regional de Recursos Humanos do Vale do Sinos (ACINH). 
  • Diretor e Consultor da HUMANUM Consultoria em Gestão de Pessoas e Comunicação. 
  • Palestrante em eventos e empresas. 
  • Professor convidado em cursos de especialização na Feevale, FAPA e UCPEL

Luís Machado

  • TopQualidade EMPRESARIAL - desde 2020
  • Consultor de Qualidade
  • JBS -  Seara Alimentos - 2019 - 2020
  • Gerente Regional Garantia de Qualidade Aves RS
  • LACTALIS DO BRASIL S.A - 2015 - 2019
  • Gerente de Projetos de Garantia de Qualidade 
  • BRF S.A - De 1995 - 2015
  • Gerente Regional de Garantia da Qualidade Carnes, Lácteos e Margarinas
  • Engenherio de Processo - RS
  • SADIA CONCÓRDIA S.A Indúsitra e Comércio - 1994 
  • Engenheiro Químico - SC
  • OLEOQUIM Ind.e Com.Prod. Químicos Ltda - 1992 a 1993
  • Engenheiro de Produção - RS 

Luiz Felipe Hoff

  •  Auditor Líder ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001 pela DQS– Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão.
  • Consultor de Sistema de Gestão
  • Ministrante dos cursos:
  • Formação de Auditores Líderes ISO9001, ISO14001 e ISO 45001
  • Auditores Internos ISO9001, ISO14001 e ISO 45001.
  • Liderança de Alta Performance – Ferramentas de Coach para o Líder.
  • Propósito de Vida – Uma Jornada da Alma.
  • No Brasil atua em empresas com Cacau Show, Yamaha do Brasil, VW do Brasil, GM, Bosch do Brasil, Siemens, Yamaha, S.C Internacional, AES Sul, experiência Internacional no Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Chile.
  • Experiência em mais de 1150 auditorias.
  • Participação em seminários na Alemanha e Inglaterra.
  • Autor do Livro Ponto de Ruptura – Desafios da Sociedade Sustentável,

Márcia Cristina Figueiras Gonçalves

  • Administradora de Empresas.
  • Mediadora e Conciliadora Arbitral. 
  • Pós Graduada em Psicanálise e Educação. 
  • Empreendedora Social Fundadora da Desenvolver Inclusão & Diversidade.
  • Fellow da Social Good Brasil.
  • Atua na Gestão de Projetos Sociais em empresas como Getnet, Ticketlog, Luz da Lua, Grupo Herval, Goldsztein Cyrela, Fibraplac.

Márcia Lunardi Flores

  • Márcia Lunardi Flores é advogada desde 2002. Mestre em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Especialista em Direito Processual Civil e professora universitária convidada na ESPM-Sul, FADERGS e UNIRRITER.
  • É sócia do escritório Rossi, Maffini, Milman e Grando Advogados – RMMG Advogados. Atua como secondment jurídico na empresa Opus Entretenimento

Marcus Tonin

  • Com mais de uma década de experiência como consultor e palestrante do SEBRAE RS, é reconhecido por sua capacidade de transformar estratégias de marketing em resultados práticos.Criador do projeto digital Marketeiro Confesso, compartilha conteúdos de alto impacto sobre Marketing para profissionais e empreendedores de todo o Brasil. Além disso, é fundador do Confessionário, uma comunidade dedicada aimpulsionar empreendedores de diversos setores por meio de aulas semanais,troca de experiências e networking qualificado, fortalecendo negócios nas redes sociais.

Nedisson Luis Gessi

Doutor em Desenvolvimento Regional.

Mestre em Gestão Pública (Argentina).

Mestre em Ensino Científico e Tecnológico.

MBA em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem.

Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação.

Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas.

Fundador & CEO da LETUS® Experiências para Aprendizagem.

Palestrante, Mentor, Consultor e Professor.

 

TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL E ORGANIZACIONAL

Criador do LEAN LEGO® LAB, uma abordagem que combina os princípios Lean com LEGO® Serious Play®. Essa combinação estratégica promove a melhoria contínua e a transformação cultural nas organizações, estimulando o pensamento criativo, a colaboração e o protagonismo das equipes.

 

METODOLOGIAS INOVADORAS E APRENDIZAGEM POR EXPERIÊNCIA

Especialista na implementação de estratégias que engajam e desenvolvem equipes em ambientes dinâmicos, utilizando metodologias ativas e colaborativas.

 

CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS

Team Building Certified.

Management 3.0 Foundation Certified.

Facilitador LEGO® Serious Play® – Certificação Internacional.

Innovation Governance Manager – XperGlobal, Inglaterra.

Data Protection Officer (DPO) – EXIN, Holanda.

Prêmio Mérito em Administração 2020 – CRA-RS.

 

 


Nirlei Maria Azevedo

  • Atuação no segmento de prestação de serviços e varejo há 25 anos, com experiência em treinamento de cursos abertos e in company na área financeira com destaque para Crédito, Cobrança, Prevenção à Fraude, Finanças Pessoais, Fluxo de Caixa, Contas a Pagar e Receber. Consultoria, desenvolvimento e implantação de políticas de Crédito, Cobrança e Prevenção à Fraude em diversas empresas: Rainha das Noivas, Brasil Telecom, Portocred Financeira, Lojas Renner, Credicard Mastercard, entre outras.
  • Graduada em Ciências Contábeis pela Pontifica Católica Universidade do RGS PUC.
  • Pós Graduação em Finança das Empresas pela Católica Universidade do RGS PUC.
  • Franchising University para formação de Executivos em Franquia pelo Grupo Cherto/SP - Participação 44ª turma
  • Atuação como Instrutora de Treinamento: CDL’s de Porto Alegre, Lajeado, Cachoeira do Sul, Pelotas, Rio Grande, Candelária, Santa Maria, Erechim, Ijuí, Farroupilha, Santa Cruz do Sul, Estrela, entre outros.

Omar Chahine

  • Bachelor Degree of Science in BIOMEDICAL SCIENCE
  • Instituto: LEBANESE INTERNATIONAL UNIVERSITY (LIU)
  • Local e Data: WESTERN BEKAA/LEBANON - FROM 2004-2008
  • Certificado em HALAL EXECUTIVE: HALAL PROFESSIONAL BOARD
  • Instituto: DEPARTMENT OF ISLAMIC DEVELOPMENT MALYSIA (JAKIM)
  • Local e Data: PUTRAJAYA MALAYSIA – FROM 26-30 MARCH 2018
  • Certificate in LEAD AUDITOR IN QUALITY MANAGEMENT SYSTEM- ABNT NBR ISO9001:2015
  • Instituto: BRISOT CONSULTORIA & TREINAMENTOS
  • Local e Data: BAURU/SÃO PAULO – BRAZIL FROM 22-26 OCTOBER 2018
  • Fundador e consultor da CONULTORIA HALAL DO BRASIL (2021)
  • Diretor Comercial e de Relações Internacionais na CDIAL HALAL (2019-2022)
  • Auditor Lider na CDIAL HALAL (2017-2019)

Paula Hirschmann

  • Possui MBA em Liderança, Gestão e Inovação 3.0 pela PUCRS; e em Administração, Finanças e Geração de Valor pela PUCRS;
  • É certificada em Teoria U e Facilitadora FIB, Neurociência da Felicidade, Happiness Skills, Segurança Psicológica, e Chief Happiness Officer, todos pelo Instituto Feliciência;
  • Além de Chief Human Resource Officer pela Be Academy. Com mais de 10 anos de experiência em Gestão Estratégica de Operações e RH.

Paulo Airton Santos

  • Economista, com especialização em RH pela ULBRA. 
  • MBA em Gestão de Pessoas pela FGV. 
  • Experiência em RH e Gestão Administrativa, ocupando cargos de nível executivo e de consultoria em diversas empresas tais como Lojas Renner, Alpargatas, Eberle Mundial, e outras, desenvolvendo trabalhos em remuneração, benefícios flexíveis, avaliação de desempenho, gestão por competências, administração participativa, terceirização, desenvolvimento gerencial e análise organizacional. 
  • Professor em cursos de Extensão na UNISINOS, SINODAL, AGQ e outras entidades.
  • Professor da Faculdade Técnica do Brasil (FTEC – POA e NH/RS)
  • Especialista em Remuneração Estratégica Variável
  • Conferencista junto a congressos e seminários 
  • Diretor da Paulo Santos & Consultores Associados

Renata Ruaro De Meneghi Meneguzzi

Advogada, formada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, sócia da Durval Balen, Ferreira & De Meneghi Advocacia, Especialista em Direto do Trabalho, Pós Graduada em Direito Digital do Trabalho, Compliance Trabalhista e LGPD, membro do Contrab da CIC/Caxias do Sul e associada à SATERGS.

Roberto Herrera Arbo

  • Empresário, Engenheiro Eletrônico, Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade e Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS.
  • Experiência internacional nas áreas de estratégia, vendas e negociação, com 3 décadas de vivência no mundo corporativo como gerente e diretor de empresas nacionais e multinacionais nas áreas de gestão e mercado. Vivência na formação, coordenação e capacitação de equipes vendas/atendimento de alta performance.
  • Assessoria empresarial, mentoria, docência, cursos e palestras nas áreas:  gestão para a transformação digital, vendas, atendimento, negociação, marketing digital, e-commerce, marketing estratégico, marketing de relacionamento, planejamento estratégico e empreendedorismo.
  • Professor universitário (pós-graduação, extensão e in company) nas modalidades presencial e EaD nas universidades FEEVALE, UNISINOS, UCS, UPF e URI.
  • Atuou como mentor de startups no Feevale Techpark e no Startup Weekend.
  • Assessoria para elaboração de modelos de negócios inovadores, disruptivos e exponenciais.
  • Coordenador do curso Formação de Negociadores na UNISINOS.
  • Instrutor e Consultor SEBRAE, AGQ, SENAC, PROVOKO e ACINH.

Rochele da Silveira Rios

  • Engenheira Civil | Mestre em Qualidade Ambiental | Auditora Líder | Consultora e Educadora;
  • Profissional com mais de 20 anos de experiência no setor da construção civil e em sistemas de gestão. Atua como auditora líder em normas como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e PBQP-H, com mais de 15.500 horas de auditorias de terceira parte realizadas em todo o Brasil e América Latina. É consultora especializada na implementação de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança no trabalho, além de desenvolver programas legais como PGR, PGRS, PGRCC, PMOC e inventários de resíduos.
  • Mestre em Qualidade Ambiental, possui formações complementares em Engenharia de Segurança do Trabalho, Docência e Gestão Estratégica. Atua também como professora universitária e tutora de cursos técnicos, com foco em educação corporativa, sustentabilidade e excelência operacional.

SILVIA REGINA G. PEREIRA

• Profissional com mais de 20 anos de experiência nas áreas de: Operações (Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (EHS), Sustentabilidade e Projetos), Public &Corporate Affairs (Assuntos Regulatórios, Relações Governamentais, e Comunicação Corporativa) e Centrais de Relacionamento com o Consumidor, e em empresas multinacionais dos segmentos de alimentos, bebidas e nutrição especializada.

• Perfil voltado para planejamento estratégico das áreas, visão sistêmica, orientação para resultados, forte liderança, grande facilidade para

trabalhar em grupo e expertise em uma ampla gama de tecnologias de processos fabris.

• Vivência em dois processos de M&A (representante de Qualidade na compra da Mabel pela PepsiCo e representante de Comunicação e Relações Externas na venda da Brasil Kirin para Heineken).

• Projetos de Start-up de fábricas e linhas de produção, inovações, melhoria contínua de processos, conformidade legal e implantação de áreas

de Atendimento ao Consumidor e Sistemas Operacionais (URA, sistema de gestão e software de atendimento).

• Experiência em Gestão de Crises & Reputação – imprensa, recall de produtos, órgão de defesa do consumidor, ações cíveis e penal, campanhas publicitárias de marcas, greves e incêndio.

• Expertise em sistemas de gestão integrada e auditorias de Qualidade e EHS, fundamentados na AIB, ISO 9001, ISO 22000, FSSC 22000, ISO 14000, OSHAS 18000 e Kosher) e Food Safety, Food Fraud e Food Defense.

• Especialista na metodologia TPM, metodologias ágeis, Six Sigma, SPC e nas ferramentas da Qualidade, com destaque para melhoria contínua.

• Profundo conhecimento das normas e leis do setor de Alimentos e Segurança Alimentar, referentes à ANVISA, MAPA, ANM, INMETRO, FDA e direitos do consumidor.

• Liderança de projetos multiculturais para países da América do Sul e México, das áreas de Atendimento ao Consumidor e Qualidade.

• 17 anos de experiência em associações e entidades de classe como: membro de diferentes comitês de trabalho e na sua liderança como:

ABA – Associação Brasileira dos Anunciantes, Abrabe – Associação Brasileira de Bebidas, ABINAM – Associação Brasileira da Indústria de

Águas Minerai , CNI -Confederação Nacional da Indústria e IBHE – Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial.

 

RECONHECIMENTOS

 

• 2018: 2º. lugar – Prêmio Época – Reclame Aqui (2018) – Categoria: Alimentos Multimarcas e Selo RA 1000 (Reclame Aqui);

• 2016: Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. Categoria: Alimentos e Bebidas.

• 2014: MBAA (Master Brewers Association of America) Brewery Award of Excellence in Sustainability) com um projeto de redução de tempo,

água e energia utilizado durante Cleaning in Place (CIP) nos tanques de fermentação e maturação.

• 2010 e 2009: 1° lugar na Pesquisa de Clima Organizacional - PepsiCo Brasil.

• 2009: 1° lugar na auditoria de Food Safety (AIB Internacional/Planta União dos Palmares) no Sistema PepsiCo Mundial de Bebidas.

Tiêssa Hochscheidt de Oliveira

  • Possui MBA em Liderança, Gestão e Inovação 3.0, pela PUCRS; e em Gestão Empresarial pela Faccat;
  • É certificada em Teoria U, Segurança Psicológica, Happiness Skils, Neurociências para a Felicidade e Facilitadora FIB, todos pelo Instituto Feliciência;
  • Além de expert em metodologias ágeis e sistemas de gestão pela Mindmaster Educação Profissional;
  • Com mais de 15 anos de experiência no mundo corporativo, em Gestão Estratégica de Projetos e Resultados.

Valter Tavares Nunes

  • Graduado em Biologia e Pós Graduado em Gestão Ambiental.
  • Especialização em Gerência Avançada de Projetos;
  • Especialização em Política e Legislação Ambiental / Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Especialista em Rádio Proteção;
  • Técnico em Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional;
  • Técnico contra Incêndio Sênior;
  • Desenvolvedor de Projetos de Sustentabilidade;
  • Auditor Líder Sistema de Gestão Integrada – ISO 9001, 14001 e ISO 45001
  • Instrutor nas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001e Ferramentas da Qualidade;
  • Vivencia de mais de 25 anos na implantação em sistemas de Gestão da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente em empresas de médio e grande porte.

Vera Elisabeth Damasceno Corrêa

  • Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais em Buenos Aires (UCES/2022)
  • Mestre em Comunicação e Informação  (PPGCOM/UFRGS/2009)
  • Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching (Unyleya/2021)
  • Pós-Graduação em Inteligências Múltiplas e Mindfulness (Unuleya/2021)
  • Especialização em Consultoria Organizacional (UFRGS/2003)
  • Comunicação Empresarial (ESPM/1999)
  • Especialização em Administração de Marketing (UNISINOS/1997)
  • Formada em Relações Pública (Feevale/1996)
  • Professora dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Administração de Marketing, Gestão Comercial e MBA em Comunicação e Marketing Empresarial, Gestão Empresarial e Gestão de Cooperativas da Faccat, desde 2007. 
  • Professora da Universidade La Salle nos Cursos de MBA em Negociação e Vendas e Neurociência Aplicada à Gestão Organizacional.
  • Professora do MBA em Gestão Empresarial da Unisc
  • Consultora e Instrutora do Sebrae-RS, há mais de 20 anos, nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing, Vendas, Negociação, Atendimento e Cooperativismo.
  • Atua como Instrutora, nas instituições AGQ, Fundatec e Sescoop/RS.

 

 

 

Vinicius Moehlecke

 

  • Possui uma notável experiência profissional na área de serviços, trabalhando mais de 21 anos atendendo segmento empresarial de empresas de pequeno e médio porte, assim como grandes organizações.
  • Dez anos de experiência como Consultor com foco em gerar resultados para os clientes atendidos.
  • Coaching de Negócios e Executivo.
  • Consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas; Business Coaching e Assessoria Empresarial.
  • MBA Executivo em Gestão de Marketing e Inteligência Competitiva, Gestão de Marketing.
  • Pós Graduação em Gestão de Pessoas, Recursos Humanos. 

Vivian Laube

  • Graduada em Relações Públicas pela Feevale, em 1984, possui Pós Graduação em Marketing, em Gestão de Empresas e em Liderança e Comportamento Organizacional.
  • Possui formação em Programação Neurolinguística, Inteligência Emocional, Comunicação Empática, Comunicação Interna, Investigação Apreciativa, Dragon Dreaming.
  • Tem diversas formações em Comunicação Não-Violenta, com Dominic Barter, Sven Fröhlich e Carolina Cassiano, Alan Seid.
  • É facilitadora em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz – Situações Conflitivas e em Jogos Grok.
  • Membro da Comunidade Internacional de conversas significativas Art of Hosting e da Rede Semear – multiplicadores de paz.
  • Diretora da LF Comunicação Integrada, empresa com 28 anos de atuação no mercado. É palestrante e facilitadora de workshop.

Viviane Narcizo Carcuchinski

Profissional com mais de 20 anos de atuação em indústrias, importadores e distribuidores de dispositivos médicos,das classes de risco I, II, III e IV, gerenciando equipes e projetos (PMBOK) de:
* Certificações de Sistema de Qualidade e Produto (ISO 9001, ISO 13485, BPF e BPAD, Marcação CE e INMETRO, dentre outras).
* Assuntos regulatórios (ex: LTA, Alvarás, Licenças, Autorização de Funcionamento, Notificações/Registros de produtos, dentre outros), e Tecnovigilância junto aos órgãos reguladores;

Wagner Strevenski

Wagner Strevenski é administrador e fundador da W.S. Consultoria. Ao longo dos anos, construiu uma carreira sólida passando por diversos setores, como vendas, montagem, suprimentos e gestão de materiais em empresas dos setores agrícola, farmacêutico e industrial. Atuou também como professor universitário e hoje aplica sua experiência prática e estratégica no desenvolvimento de empresas e líderes, com foco em planejamento, liderança, coaching e gestão de projetos. Sua missão é transformar negócios e pessoas com base em propósito, conhecimento e ação.