Instrutores

Adriana Gonçalves Nitske

  • Especialista em Gestão de Pessoas;
  • Bacharel em Economia. Com larga vivência em assessoria e educação corporativa, atua como consultora, instrutora e palestrante em legislação trabalhista, cargos, salários, benefícios, administração de pessoal e gestão de pessoas;
  • Experiência profissional em Cooperativismo;
  • Responsável pela elaboração de conteúdos para cursos de Administração de Pessoal para o SENAC/RS – EAD;
  • Credenciada junto ao Sescoop RS, SC e PR. Professora na Fundação Bradesco no curso Técnico em Administração. Coautora do livro digital Processo de Gestão Pessoal e Folha de Pagamento – editora Natural – Porto Alegre/RS (2013).

Adriano Dutra da Silveira

  • Advogado e consultor de empresas, formado pela PUC-RS com especialização em Gestão Empresarial, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS.
  • Responsável pela coordenação executiva de projetos de consultoria em terceirização, gestão de risco de contratos terceirizados e treinamento de executivos e gestores em diversas organizações nacionais e multinacionais.
  • Diretor da Adutra Consultoria Jurídica Empresarial;
  • Conselheiro voluntário desde maio/2006 da ONG Vocação.
  • Especialista convidado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) para palestrar na Audiência Pública sobre Terceirização, ocorrida em outubro de 2011.

Adriano Santos

  • Engenheiro Eletricista e Administrador, com especialização em Engenharia da Qualidade e Gestão Empresarial. 
  • Formação e atuação em auditorias de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001, Automotiva ISO/TS 16949, Aeroespacial NBR 15100, Petróleo, gás natural e petroquímica ISO/TS 29001, sistemas da gestão ambiental ISO 14001 e sistemas de gestão em segurança e saúde ocupacional OHSAS 18001. 
  • Sócio-Gerente da Master Consultoria e Gestão Empresarial prestando serviços de formação e consultoria em sistemas de gestão e ferramentas para melhoria do desempenho. 
  • Atuou na indústria e prestação de serviços, com mais de 25 anos de experiência nas funções e atividades relacionadas com sistemas de gestão. 
  • Foi Avaliador e Examinador do PGQP entre 2003 e 2009. Franqueado do PGQP de 2003 a 2009. 
  • Examinador do PNQ em 2007. 

Ana Cristina Klein

  • Bacharel em Administração de Empresas, Habilitação em Comércio Exterior, pela Unisinos;
  • Pós-graduado em Gestão Empresarial pela UFRGS;
  • Pós-Graduada em Educação pelo FOPE (Programa Especial em Formação Pedagógica de Docentes) no ISEI (Instituto Superior de Educação de Ivoti).
  • Mestranda em Administração pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Professora Universitária na instituição IENH na disciplina Técnicas de Negociação.
  • Professora de Ensino Técnico na instituição IENH nas disciplinas Comércio Internacional, Marketing Internacional, Exportação II e Planejamento Empresarial.
  • Professora de Ensino Médio na instituição IENH nas disciplinas Cultura Internacional e Relações Internacionais.
  • Consultora de empresas nas áreas de Internacionalização, Marketing, Sourcing Estratégico e Organização de Feiras Internacionais e Missões Comerciais..
  • Ministrante de Cursos e Palestras de Internacionalização e Cultura Internacional.
  • 28 anos de atuação na área de Internacionalização.
  • Autora de ficção do Livro Moinhos de Sangue.

Antonio de Andrade Cláudio Filho

Formado em Engenharia Elétrica  ênfase eletrônica e telecomunicações pela PUC-RS (1988).

Pós-graduado em Gestão Financeira pela UFRGS  PPGA (1995).

Pós-graduado em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente  PUC/RS (2002).

Certificado como "Especialista em melhoria da qualidade" (Certified Quality Improvement Associate  Certification Number: 2217) - ASQ (Sociedade Americana da Qualidade).

Qualificado como Lead Assessor para a NBR ISO9001 e para a NBR ISO14001 pelo BVQI segundo critérios do IRCA (International Register of Certificated Auditors/London) e como Lead Assessor para a OHSAS18001 pelo BSI, atendendo também aos critérios do IRCA.

Qualificado para as normas ISO9001:2015, 14001:2015 e ISO45001:2018.

Qualificado nas técnicas 6 Sigma (Green Belt e Master Black Belt).

Foi professor da disciplina de “Certificações Ambientais” no curso de Pós Graduação em Direito Ambiental na Faculdade Dom Alberto em Santa Cruz do Sul.

Antonio Kossmann Miozzo

  • Engenheiro Mecânico com pós-graduação em Engenharia da Qualidade e Administração da Produção. Lead Assessor ATSG ISO 9001, 14001, OHSAS 18001, Auditor ISO 31000 (gestão de risco do negócio), e ISO IEC 17025. Auditor Líder ISO 9001 e 31000, credenciado pela DQS do Brasil, tendo realizado o “ISO/TS 16949 CB Auditor Trainning, IATF”.
  • Profissional com mais de 30 anos de experiência nas Áreas de Produção, PCP, Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Fornecedores em empresas de grande porte na área automotiva, equipamentos, alimentação, curtumes, calçadista, comercio e prestadores de serviço.
  • Larga experiência em trabalhos de diagnostico, planejamento e implantação de ações corretivas e Melhoria Continua em Processos administrativos e industriais, utilizando ferramentas de gestão e indicadores, e na implantação de Sistemas da Qualidade de acordo com as normas ISO Série 9000 e ISO/TS IATF 16949, bem como adequação do SGQ aos requisitos específicos.
  • Experiência em certificação compulsória de produto portaria Inmetro 371, e portaria Inmetro 400 para metrologia legal com adequação aos requisitos da ISO/IEC 17025 (Sistema de gestão de laboratórios), executando acompanhamento de implantação e auditoria interna, conforme requisitos RBC/RBL - Inmetro.
  • Instrutor/Consultor credenciado pela Associação Gaúcha para a Qualidade (AGQ), trabalhando com ferramentas de qualidade e prevenção como MASP, PPAP, FMEA, APQP, CEP, DFMA, VDA , etc. 
  • Executou atividades em empresas no Brasil, Argentina, México, Alemanha, Espanha Canadá e Estados Unidos. Consultor Credenciado no Sebrae-RS para as soluções:  “Rumo a ISO 9000” como instrutor e consultor.

Antônio Tavares

  • Técnico em Eletromecânica pela Escola Frederico Guilherme Schmidt
  • Coordenador Técnico do Laboratório de Calibração da Metrologia WG Ltda.
  • Gestor do Sistema de Gestão da Qualidade da Metrologia WG Ltda.
  • Auditor Interno da Metrologia WG Ltda.
  • Auditor pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul – RMRS
  • Experiência de mais de 15 Anos em Metrologia e Qualidade
  • Instrutor de Treinamentos pela Metrologia WG Ltda.
  • Instrutor de Treinamentos pela AGQ – Associação Gaúcha para a Qualidade
  • Instrutor do SENAI Nilo Bettanin - no programa de formação de operadores da REFAP - Braskem - Sulgás no curso de Metrologia.
  • Consultor na Implantação de Sistemas de Confiabilidade Metrológica, Critérios de Aceitação e Estudos de MSA em várias empresas, como por exemplo: AGCO do Brasil Santa Rosa, Rexnord Correntes, Carlos Becker Metalúrgica, CBC Companhia Brasileira de Cartuchos, Intelcav Cartões, Intecnial,  Keko Indústria de Acessórios Automotivos, entre outras.
  • Instrutor de diversos cursos de Metrologia e Qualidade, como por exemplo para empresas de Santa Rosa como AGCO do Brasil, Met. Netz, Fratelli, Musskopf, Jama, VGV Consultoria; Met. Jan de Não-Me-Toque; Jacuí e Metal Indústria de Charqueadas; Intecnial e Comil Ônibus  de Erechim; Intelcav Cartões de Getúlio Vargas; Forjasul Eletrick de Carlos Barbosa; Souza Cruz; Cordoaria São Leopoldo; Tecnomola; Indupel, Selenium, Nutrella, Ensinger, Micheletto, Rolmar, Nortran Transportes Coletivos, Grefortec, Ferramentas Gedore, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, MWM-International, John Deere do Brasil Montenegro, Ecovix-Engevix – Estaleiro Rio Grande, Keko Acessórios S/A, entre muitas outras

Augusto Aiquel Vaz Costa

  • Mestre em Administração (Área de Concentração: Produção e Sistemas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 
  • Pós-graduado em Gestão Empresarial pela UFRGS. 
  • Administrador de empresas pela UFRGS. 
  • Administrador público pela UFRGS. 
  • Curso em Administração da Produção e Operações na University of Houston / Texas / USA. 
  • Cursos The Value-Driven Enterprise e Administração de Projetos na University of Wisconsin-Madison / Wisconsin / USA. 
  • Atividades de atualização com participações nos seguintes eventos internacionais: The International Supermarket Industry Convention and Educational Exposition 95, Chicago / USA; Hannover Messe 97 / Alemanha; PROMAT 2001 / 2003 / 2005 / 2007 / 2009 / 2011 / 2013 - Material Handling Industry of America (MHIA) Show and Conference, Chicago / USA; NA2002 - The Material Handling & Logistics Show and Conference / Detroit / USA; NA2006 / 2008 / 2010 - The Material Handling & Logistics Show and Conference / Cleveland / USA; MODEX 2012 - Supply Chain Solutions Show and Conference, Atlanta/USA. 
  • Realizou palestras em eventos como o XIV Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade/UBQ/2004. 
  • Foi executivo da área de suprimentos, atualmente atuando como consultor e diretor da TCR Consultoria em Logística Empresarial, nas áreas de Gestão de Materiais / Logística e Gestão de Operações. 
  • Atua como instrutor em cursos de capacitação para profissionais das áreas de materiais, logística e compras em diversos locais no Brasil. 
  • É professor universitário, em cursos de graduação e pós-graduação, na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Berenice Pereira de Souza Kuhn

  • Experiência de mais de 20 anos em Gestão e Gestão de Pessoas em organizações como Gerdau, Fras-le e Ambev;
  • Consultora em planejamento e execução da estratégia, gestão e melhoria de processos, gestão do conhecimento e preparação para certificação ISO9001;
  • Graduada em Engenharia Química – PUC;
  • Especialização Gestão Empresarial – UFRGS e Pós-MBA em Gestão da Inovação – Unisinos;
  • Integrante do Comitê de Inovação do PGQP;
  • Possui as seguintes capacitações: Estratégia - Planejamento e Execução (INSPER), Auditor Líder da ISO 9001: 2015 (BVQI), Business Process Manager (PMTECH), Mentoria (SBDC) e Gestão do Conhecimento (FGV).

Carlos Vagner Vasconcelos

  • Engenheiro eletricista, formado pela  UFRGS, com ampla vivencia em projetos, fabricação e manutenção industrial em empresa de grande porte
  • Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS,
  • Pós-graduado em Finanças pela PUC-RS;
  • Pós-graduado em Administração e Planejamento para Docentes pela ULBRA
  • Mestre em Gestão de Negócios e Formação Profissional para a integração Latino Americana, ministrado pela UCES – Universidad de Ciências Sociales y Empresariales de Buenos Aires;
  • Formação em PNL Programação NeuroLingüística, nível Pratictioner
  • Formação e Certificação em  Coaching, e  Mentoring pelo Instituto Holos de Qualidade filiado ao ICF (International Coach Federation)
  • Formação e Certificação em Life  Coaching, pelo Coaching Club, Life Coach Express
  • Foi executivo de empresa multinacional, líder no seu segmento por mais de vinte anos;
  • Professor universitário e consultor de empresas dedicado a atividades de Consultoria e Treinamento nas áreas de Gestão Estratégica  e programas que envolvem Qualidade Total, Produtividade e Desenvolvimento Gerencial de profissionais ligados a empresas dos mais variados segmentos dentro da Industria, Comercio e Serviços;
  • Sócio Gerente da CW Empresarial Engenharia Administração e Negócios Ltda – São Leopoldo RS

Cesar Roth

  • Bacharel em Ciências Contábeis – Feevale;
  • Pós-graduado em Controladoria – Feevale;
  • Mestre em Controladoria – UFRGS;
  • Coordenador do curso de Pós-Graduação em Finanças da Feevale;
  • Professor Universitário do Centro Universitário Feevale nas Disciplinas:   Orçamento Empresarial, Metodologia e Análise de Custos, Matemática Financeira, Estágios I e IV;
  • Professor Universitário da ESPM nas Disciplinas: Contabilidade e Custos I e II;
  • Professor de Pós-Graduação nas Disciplinas: Gestão de Preço, Gestão de Custo Prazo, Matemática Financeira Avançada;
  • Consultor de empresas nas áreas Administrativa, Financeira, Contábil e de Custos;
  • Ministra Cursos e Palestras de Gestão Estratégica de Custos, Gestão de Fluxo de Caixa, Orçamento Empresarial, Finanças Pessoais;
  • 15 anos de atuação na área administrativa financeira como supervisor, coordenador, gerente e controller.

Claudia Rosana Koch- Johnstone

  • Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS; 
  • Pós-graduada em Alfabetização e Ação Supervisora pela UNISINOS; 
  • Curso de Preparação para Professores de Educação Especial - Deficientes Auditivos, pelo La Salle; 
  • Publicitária empresarial desde 1988; 
  • Promotora de campanhas publicitárias: planejamento, confecção de material de divulgação, promoção de eventos, relatório de resultados, indicação de ações pertinentes, satisfação de clientes; 
  • Auditora de Normas ISO 9000 com implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e suas ferramentas; 
  • Palestras Motivacionais sobre Pró-atividade, Relacionamento Inter e Intrapessoal, Motivação e Criatividade; 
  • Realiza Pesquisa de Satisfação de Clientes, Pesquisa de Clima Organizacional e Pesquisa de Fornecedores; 
  • Trabalha com projetos de Qualidade Total em instituições educacionais - Implantação do Sistema 5S's e palestras; 
  • Atua na Gestão de Relacionamento com Clientes - CRM, Endomarketing e Gestão do Conhecimento; 
  • Palestra sobre Códigos de Ética Corporativa; 
  • Intérprete de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais para público surdo em empresas e instituições educacionais; 
  • Atuação em empresas de pequeno e médio porte no Vale do Sinos, Encosta da Serra, Vale do Caí e Região Metropolitana.

Clovis Fernandes Oyarzabal

  • Atual presidente da AGQ;
  • Fundador e Presidente da AGQ - Associação Gaúcha para a Qualidade por cinco gestões (1987/1988,1993/1994,1995/1996,1997/1998 e 1999/2000);
  • Executivo por 21 anos em Recursos Humanos e Qualidade Total no Grupo Gerdau S/A;
  • Presidente da UBQ - União Brasileira para a Qualidade, Gestão 1993/1994 e 2000/2001;
  • Membro do comitê executivo do PGQP - Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade de 1993 à 1998;
  • Presidente Regional destaque do PGQP (2001) pelo Comitê da Qualidade de Esteio;
  • Ministrou cursos e Implantou o Programa de Qualidade Total em mais de 100 empresas;
  • Mais de 5.000 horas de formação em Qualidade Total e Recursos Humanos no Brasil e exterior ;
  • Atuou como Consultor em Recursos Humanos e Qualidade Total por 4 anos no Nacional Supermercados S/A;
  • Mais de 300 palestras motivacionais em empresas e eventos estaduais e nacionais;
  • Participou da Missão ao Japão - Seminars For Total Quality Management realizado pela NK Techno Service em parceria com a CERTI (Fundação Centros de Referência em Technologias Inovadoras);
  • Autor dos Livros “Os 5 S´s das Relações” e “Administração Participativa como Diferencial Competitivo”.
  • Agraciado com o diploma “Destaque em Conhecimento” em 2012 pelo PGQP.

 

Cristina Serafini

  • Engenheira Química - PUC - RS
  • Mestre em Engenharia Mecânica - Produção - UFPE - PE
  • Pós graduada em Tecnologia dos Alimentos - IMEC - RS
  • Sócia Diretora da C & R Projetos e Treinamentos S.S. Ltda
  • Consultora, auditora e instrutora em alimentos 
  • Consultora Sebrae.
  • Facilitadora Senai / Senac.
  • Parceira ABRASEL - RS/ SINDPAN - Facilitadora e Consultora.

Cristine Schneider da Rocha

  • Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, FEEVALE – 1996; 
  • Pós-graduada em Pedagogia Empresarial, FEEVALE – 1997; 
  • MBA em Gestão Empresarial - FGV – 2006; 
  • Atua como Instrutora nas áreas de Atendimento,Básico em Vendas, Dicção e Oratória, Multiplicadores Internos, Planejamento e Organização de Eventos, Comunicação Social; 
  • Profissional voltada para a área de marketing, atuando em empresas de expressão no mercado; 
  • Experiência na área de marketing, atuando na organização de eventos, envolvendo divulgação, recepção, organização, palestras, plano de comunicação e mídia, correspondências, e execução de atividades com foco em relações públicas; 
  • Vivência em gestão de comunicação, atuando no planejamento estratégico de marketing e endomarketing, coordenação dos instrumentos de comunicação interna e externa; 
  • Experiência com coordenação de equipes, envolvendo gestão de equipes técnicas, comercial e prospecção de mercado; 
  • Vivência internacional nos países: França, Alemanha, Holanda, Israel, Egito, Grécia e Turquia, convivendo com diferentes culturas, desenvolvendo atividades de capacitação e aperfeiçoamento profissional.

Denise Garcia e Rafaela Veto

Denise Garcia: Profissional com mais de 25 anos de atuação nas áreas de Recursos Humanos e Comercial, em empresas dos segmentos de indústrias, bancos e serviços, nas empresas Bettanin, Sanremo, Banco de Crédito Real, AGQ, entre outras, em cargos técnicos e de gestão de equipes. 

Formação em Coaching – Instituto Brasileiro de Coaching, Pós-Graduação em Gestão Empresarial –Cesuca, Graduação em Pedagogia Empresarial – Ulbra. Foi membro e Auditora do PGQP, e participante dos Grupos de Estudos da ABRH. Analista Comportamental DISC Profiler - IBC.

 

Rafaela Veto: Profissional com mais de 15 anos de atuação nas áreas de Recursos Humanos, Responsabilidade Social e Psicologia, em empresas como Sanremo, Bettanin e SOGIL, em cargos de especialista e de gestão. Atende também em consultório particular.

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Capacitar, Com MBA em Gestão de Projetos - PMI PMTECH e Graduação em Psicologia pela Ulbra.

CRP 07/12884. Analista Comportamental DISC Profiler – Solides.

Diego Filipe da Silva Melo

  • Consultor em Gestão da Qualidade
  • Engenheiro Químico – CREA/RS 179995; 
  • MBE em Qualidade e Seis Sigma;
  • Blackbelt em sistemas Seis Sigmas;
  • Lead Auditor ISO 9001 – Reconhecido pelo IRCA (Inglaterra). Certificado nº LA2/09/BR/25728; 
  • Consultor e instrutor na Associação Gaúcha para a Qualidade (AGQ) nas áreas de Gestão da Qualidade;
  • Consultor e instrutor do Sistema SEBRAE;
  • Auditor em certificação pela Global Group Brasil Ltda;
  • Auditor integrado ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001; 
  • Examinador do Prêmio da Qualidade RS - PGQP; 
  • Auditor Comportamento Seguro (Sistema Dupont de Qualidade); 
  • Sólida experiência em 5S (implantação e manutenção); 
  • Vivência em Programa Kaizen (Sistema Toyota de Qualidade); 
  • Experiência em auditorias de implantação, manutenção e certificação; 
  • Experiência na implantação de Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001); 
  • Especialista em documentação do Sistema de Gestão da Qualidade; 
  • Sistemas de Gestão da Qualidade, envolvendo processos, produção, sistemas industriais, treinamento e monitoramento;
  • Atual presidente do Comitê Regional da Qualidade Região das Hortênsias (PGQP);

Eliana Meireles Cardoso

  • Licenciada em Química pela Pontifícia Universidade Católica 
  • Especialização em Gestão e Estratégia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil e Gestão de Segurança de Alimentos pelo SENAC;
  • Auditora Líder da ISO 9001 (Qualidade), ISO 22000 (Segurança de Alimentos) e FSSC 22000 (Segurança de Alimentos)
  • Participação na implantação de 5S’s, BPF/GMP, APPCC em indústria de grande porte;
  • Auditora certificada em ISO 14001 e OSHAS 18001
  • Atuação em área corporativa dando suporte a oito unidades em BPF e APPCC, e manutenção da certificação da norma ISO 9001;
  • Vivência em indústrias de grande e médio porte, em processo de fabricação, Gestão de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança de Alimentos;
  • Atuação em auditorias internas em Qualidade, Sistema de Gestão integrado e Segurança de Alimentos.

Elton Oliveira

  • Coach com larga experiência no desenvolvimento de carreiras e na facilitação de workshops de desenvolvimento de equipes e talentos, mais de 300 atendimentos e dezenas de workshops. Consultor associado da LHH (líder global e maior especialista em carreira) desde 2007.
  • Autor do livro Estilos Psicológicos e especialista na análise de forças, riscos e fraquezas;
  • Professor convidado nos MBAs da Unisinos e da PUC-RS com mais de 180 turmas ministradas nas disciplinas de gestão da carreira, gestão da mudança e desenvolvimento pessoal;
  • Especialista em meditação e filosofia budista, tendo coordenado a tradução e o estudo de 15 livros e facilitado dezenas de workshops de meditação (mindfulness e insght). Participa de projeto internacional na Fundação Juniper (CA).

Francisco Laranja

  • Advogado Tributarista e Contabilista
  • Pós-Graduado em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera/SP
  • Especialista em ICMS pelo Instituto Nacional de Estudos Jurídicos
  • Membro da Associação Paulista de Estudos Tributário – APET
  • Autor do livro “A substituição tributária do ICMS no Rio Grande do Sul” – Paixão Editores

Getulio Teixeira

  • Graduado em Engenharia de Produção e especialista no Sistema Lean Seis Sigma;
  • Autodidata em Psicologia Positiva aplicada no trabalho e Comportamento Organizacional na Empresa.
  • Vasta experiência prática na implantação de projetos de aumento de produtividade e eficiência.
  • Executivo por 11 anos na Gestão Empresarial, ocupando cargos de Gerente e Diretor.
  • Há mais de duas décadas atuando como Consultor, Instrutor e Palestrante, em diversas empresas nacionais e internacionais, entre elas estão: 
  • Grupo DIGICON e PERTO, Saccaro Móveis, Grupo Sazi, Concresul, Rohden, Universo,  UNISC,    Sulcorte,  Thyssenkrupp  Elevadores,  Forjasul/TRAMONTINA,    BINS, SULMAQ, Perdigão,  Unimed,  Bottero,  Grupo PINESSO,  Corfio, Eletrotec,  Randon, SLC Alimentos,  Souza Cruz,  Fitesa, Plasfilme,  Ibasa,  Boxflex,  Bettanin/Sanremo/Atlas (Grupo InBetta),  e empresas em Bogotá na Colômbia.
  • Participou da Missão Empresarial à China em Eventos e visitas técnicas em empresas;
  • Autor do livro Administração Participativa, editado pela UNISC;
  • Consultor, Palestrante e Instrutor da AGQ em temas personalizados as necessidades do cliente como Criatividade e Inovação, Liderança na Era Digital, Gestão Lean Seis Sigma, Produtividade e Eficiência, Gestão Avançada da Produção, Industria 4.0, Motivação e Trabalho em Equipe.

Giani Esteves

  • Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; 
  • Pós-Graduada em Engenharia da Produção com ênfase em Qualidade - UFRGS; 
  • Auditora líder da norma ISO 9001 e ISO 14001; 
  • Avaliadora do Concurso de CCQ’s promovido pela AGQ; 
  • Consultora e instrutora em Gestão Empresarial e Gestão Pública com ênfase nas áreas de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Gestão Ambiental (ISO 14001), Programa 5S, Planejamento Estratégico, Critérios do PGQP, Padronização de Processos, Ferramentas da Qualidade, Desenvolvimento de Equipes e Lideranças, atuando em órgãos públicos (Prefeituras e Câmaras) e empresas nacionais e internacionais (Espanha e Nigéria).

Greise Hellmann e Paulo Rogério Dias de Oliveira

Greise Hellmann  

  • Advogada e Consultora em Privacidade e Proteção de Dados e Direito Digital. 
  • Graduada em Direito pela UNIVALI, com especialização em Direito Tributário, pelo IBET, e Pós graduanda em Direito Digital e Compliance pelo Damásio Educacional. 
  • Possui formação em Proteção de Dados e Privacidade e Gestão de Compliance pelo Insper. 
  • Larga  vivência em escritórios jurídicos de grande porte e instituição financeira com atuação nas áreas de Direito Empresarial, Contratos,  Responsabilidade Civil e Gestão de Riscos,  com interface em diversos segmentos do mercado.    Mentora na Associação Women in Law Mentoring

     

Paulo Rogério Dias de Oliveira

  • Auditor Interno de Segurança da Informação no Sicredi  e Consultor de Privacidade e Segurança da Informação na IT2sGroup;
  • Palestrante de eventos relacionados a Segurança da Informação e Privacidade (GDPR/LGPD);
  • Graduado em Segurança da Informação pela Universidade Católica de Brasília;
  • Pós-Graduado em Gestão de Segurança da Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina;
  • Anterior ao Sicredi atuei como Team Leader de Segurança da Informação na Neogrid, implementando as melhores práticas de segurança do mercado, gerenciando projetos de segurança, também era responsável pela implementação da GDPR;
  • Atuei no Grupo RBS com infraestrutura de segurança e também atuei na Embratec (atual Ticket Log), com a manutenção da certificação PCI-DSS, gestão de identidades, apoiando a parte de compliance e políticas internas;
  • Possuo certificado como Auditor Interno ISO27001:2013 / Auditor Interno ISO9001:2015 / ISO27002 /  ITIL / Auditor Interno (IIA Brasil);
  • Experiência em Implementação das regulamentações GDPR e LGPD;
  • Experiência em auditorias de segurança da Informação;
  • Implementação e Auditoria Interna da ISO 27001;
  • Experiência na implementação do PCI-DSS; ISO27001 e resolução 4658:2018.

Gustavo Adolfo Díaz García

  • Bacharelando em Ciências da Computação (incompleto, até o 5osemestre);  
  • Licenciatura Plena Letras.  Habilitação Português / Espanhol e devidas literaturas.
  • Professor desde 1997 : ESCOLA WIZARD DE IDIOMAS - Novo Hamburgo –RS,ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO - Dois Irmãos –RS, CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE - N.H. – RS, COLÉGIO MARISTA PIO XII - Novo Hamburgo – RS, COLÉGIO SANTA CATARINA - Novo Hamburgo – RS, CIENTÍFICO – SL, CENECISTA – NH, FACCENTRO – NH
  • COLORGRAF - NH, MATRIZARIA POLAKO - NH, AMBEV - POA, CURSOS: Chefia e Liderança SENAC;
  • Seminário Internacional sobre o ensino de Língua Espanhola - II SINELE -
  • Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões -URI - Erechim/RS
  • “Curso de Metodología del Español como Lengua Extranjera” 
  • “Colegio Hispánico Miguel de Unamuno”- Salamanca - Santander/UNIVERSIDAD DE ALCALÁ - Madrid/España
  • III Congreso Internacional de la Lengua Española Academia Española de Letras – Rosario – Argentina
  • Lições do Rio Grande – Participação como palestrante, professor e multiplicador Ensino Médio SEC/MEC/CREE – URI São Luiz Gonzaga, POA – 1ª CRE – 2ª CRE – 10ª CRE –12ª CRE – 11ª CRE;
  • Palestrante no IV Colóquio Internacional – Inovação, Conhecimento e Tecnologias URI São Luiz Gonzaga

Gustavo Becker

  • Mestre em Administración Y Marketing Estratégico (Universidad Ciencias Empresariales Y Sociales de Buenos Aires – Argentina).
  • Especialista em Administração de Marketing  
  • Graduado em Administração de Empresas
  • Pós  MBA em Gestão de Vendas – FDC (Fundação Dom Cabral)
  • Pós MBA em Formação de Executivos – FDC (Fundação Dom Cabral)
  • Pós  MBA em Gestão de Projetos – ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
  • Certified in Professional & Self Coach – Behavorial Coaching Institute & Instituto Brasileiro de Coaching
  • Ex-diretor de empresas como GVT, Grupo Santander e Instituto Brasileiro de Coaching. Mais de 20 anos de alta gerência em empresas como: Unilever, PepsiCo, Parmalat, Visconti, Seven Boys, TIM Celular e Grendene.
  • Professor MBA  das disciplinas de Estratégia Organizacional e Gestão & Execução Comercial.
  • Consultor do Grupo AMX (Claro), Grupo Pearson (Wizard, Quatrum, Yazigi) e Grupo Risotolândia.

Ivonir Petrarca dos Santos

  • Especialização em Auditorias da Qualidade - PUC – Porto Alegre; 
  • Especialização em Engenharia da Qualidade – UNISINOS; 
  • Especialização em Gestão da Qualidade – UNISINOS; 
  • Mestre em Qualidade e Desenvolvimento de Produto e Processo – PPGEP/ UFRGS; 
  • Lead Assessor ISO 9000:2000 - TÜV Rheinland Group; 
  • Professor do Curso de Gestão da Qualidade, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; 
  • Professor do Curso de Formação de Monitores da Qualidade, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; 
  • Professor do Curso de Administração, FACOS/FACAD – Osório; 
  • Professor do Curso de Administração Comércio Exterior e Serviço, UNILASALLE – Canoas; 
  • Implantação do Sistema da Qualidade Geremia, atendendo os requisitos do sistema da Qualidade para Suprimento de Material e Produção (Petrobrás - Nível 2); 
  • Adaptação do Sistema de Qualidade para Série ISO 9000, da International Organization for Standardization, tendo implantado o seu sistema através da norma ISO 9001 modelo para Garantia da Qualidade em Produção e Instalação; 
  • Trabalhou na qualificação de 25 (vinte e cinco) fundições do Estado do Rio Grande do Sul juntamente com 06 (seis) empresas; 
  • Implantação do Sistema da Qualidade e Métodos de Gerenciamento da Produção em empresas na área do Calçado, Metalúrgica, Borracha, Serviço, Petróleo, Eletrônico, Construção Civil, Engenharia, Pavimentação, Plástico, Celulose, Vidraria, Mineração Alimentício, Farmacêutico, Confecções e Ensino;
  • Implantou ISO em empresas nas áreas de: Metalúrgica, Borracha, Serviços, Petróleo, Eletrônica, Construção Civil, Engenharia, Pavimentação, Plástico, Celulose, Vidraria, Mineração Alimentício, Farmacêutico, Confecções, Ensino, Médica e Odontológica.

João de Lima

  • Profissional com mais 40 anos de experiência como Vice-Presidente de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Organizacional em empresas de grande porte, como Grupo Gerdau e Magnesita/GP Investments, com atuação no Brasil e no Exterior.
  • Palestrante em Empresas e Universidades brasileiras e do Exterior.
  • Consultor em Transformação Cultural, Gestão de Negócios, Gestão Estratégica de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento de Líderes e em Processos de Preparação de Sucessão Familiar.
  • Coach Profissional e de Carreira para Executivos de Alto Nível e Mentor Executivo em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional para Profissionais destas Áreas.Autor do Livro “Gestão e Cultura de Resultados - o modelo para gerir e liderar pessoas realizadas e empresas vencedoras”, lançado em setembro de 2015.

Juliana Sachet

  • Psicóloga – CRP 07/17696; 
  • MBA em Gestão Estratégica e Inovação; 
  • Atuou como responsável pela área de Gestão de Pessoas em uma das empresas do Grupo Bausch Advanced Technology; 
  • Psicóloga com ênfase em Psicologia Organizacional; 
  • Sólida experiência em Recrutamento e Seleção; 
  • Especialista em Desenvolvimento de RH; 
  • Experiência em Gestão de Pessoas; 
  • Sólida experiência em Avaliações Psicológicas e Pesquisas de Clima Organizacional;
  • Participante do Subcomitê da Qualidade Canela/Gramado (PGQP):

Karime Abrão

Profissional com 23 anos de experiência em Comércio Exterior, atuando os 6 últimos anos como Executiva de Vendas na empresa MSL do Brasil Transporte Internacional Ltda (Porto Alegre). Formada no Curso de Tecnologia em Comércio Exterior (Feevale) e estudante de MBA em Gestão em Marketing e Vendas (Feevale). Sócia-proprietária da empresa M&K Produções e Eventos.

Leila Mara M. Babinski Ramos

  • Formação em Engenharia Química pela FURB - Fundação Universitária da Região de Blumenau - SC;
  • Pós graduada em Projeto de Tratamento de Sólidos, Líquidos e Atmosféricos pela PUC-RS;
  • Pós Graduada em Gerenciamento em Poluição Industrial pelo Centre For Environmental Sanitation - Gent - Bélgica;
  • Especialização em Operações Unitárias pela FURB-Fundação Universitária da Região de Blumenau - SC;
  • Lead Assessor ISO 9001:2000 - AT&SG;
  • Atuou como coordenadora e professora do curso Técnico em Tratamento de Resíduos Industriais pelo SENAI;
  • Consultora e instrutora com 23 anos de experiência na área de gestão ambiental, projetos, licenciamento, cargas perigosas e gerenciamento de resíduos.

Luciana Roberta de Moura

MBA em Coaching pela Uniasselvi, Pós-graduada em Educação Profissional pelo SENAC Porto Alegre. Graduada em Gestão da Produção pelo Centro Universitário Feevale. Técnica em Contabilidade e Recursos Humanos. Professora convidada em cursos de extensão, instrutora para turmas de Gestão e Negócios. Diretora Administrativa da Dforsys Sistemas e Soluções Ltda., atua em projetos de capacitação de equipes e redesenho de processos para aumento da performance e resultados corporativos.

Luciano Luís Lima

  • Especialista em Gestão Empresarial – ênfase em serviços – Feevale. 
  • Graduado em Administração de Empresas – habilitação RH – Unisinos. 
  • Professor da FACENP – Faculdade Cenesista de Nova Petrópolis – RS. 
  • Vivência de mais de 20 anos nas áreas de processos, qualidade e gestão de pessoas na Paquetá Calçados Ltda. 
  • Atuante na diretoria da AGQ – Associação Gaúcha para a Qualidade – entre 1999 e 2009. 
  • Coordenador do CRERH – Comitê Regional de Recursos Humanos do Vale do Sinos (ACINH). 
  • Diretor e Consultor da HUMANUM Consultoria em Gestão de Pessoas e Comunicação. 
  • Palestrante em eventos e empresas. 
  • Professor convidado em cursos de especialização na Feevale, FAPA e UCPEL

Marcelo Bernardes

  • Diretor e Consultor da Magistral Consultoria e Treinamento; 
  • Diretor da CAPTAR RH Consultoria em Recursos Humanos; 
  • Ex-Coordenador da Qualidade da empresa Calçados Myrabel; 
  • Bacharel em Adm. de Empresas Habil. em Recursos Humanos-UNISINOS; 
  • Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing com Ênfase em Vendas -FEEVALE; 
  • Extensão em Capacitação de Consultores para a Qualidade- UNISINOS; 
  • Lead Auditor da Série ISO 9000 reconhecido pela IRCA- International Register of Certificated Auditors- Inglaterra; 
  • Experiência prática da implementação de Sistemas de Gestão para a Qualidade há mais de dez anos; 
  • Palestrante no 4o Congresso Internacional da Qualidade para a Competitividade, no XIII, XVIII Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade, no X, XII, XIII, XIV, XVII, XVIII Congresso Estadual para a Qualidade, no XII, XIII e XIV Congresso Estadual para a Qualidade, na 29ª Reunião do PGQP e em várias empresas do Brasil; 
  • Atuou e atua em empresas como: Artecola Ind. Química Ltda, Disport do Brasil SA. , Ambev Águas Claras, Revestimentos Eliane-SC, Bayer Cropscience Brasil Ltda, Ulbra-Canoas, Unimed Vale do Sinos, Grupo Bettanin, São Paulo Alpargatas, Pavicon Construtora e Pavimentadora de Asfalto, Paulo Sperb Corretora de Seguros,SULTEPA, REFAP, COPESUL, INFRAERO, Souza Cruz, Politeno-BA, GERDAU, SUSPENSYS, CONORTE, Vale do Rio Doce, Ziemann Liess, Grupo RANDON, SENAI-RS, CIGAM, SESCON-RS, SEMAE-SL,DMAE RGB do Brasil, OI, Casa da Moeda, USIMINAS entre outras. 
  • Avaliador do PGQP desde 1997; 
  • Examinador do Prêmio Qualidade RS desde 2003; 
  • Franqueado do PGQP desde 2002.

Márcia Cristina Figueiras Gonçalves

Administradora de Empresas, Mediadora e Conciliadora Arbitral, Pós Graduada em Psicanálise e Educação, Empreendedora Social Fundadora da Desenvolver Inclusão & Diversidade, Fellow da Social Good Brasil, atua na Gestão de Projetos Sociais em empresas como Getnet, Ticketlog, Luz da Lua, Grupo Herval, Goldsztein Cyrela, Fibraplac.

Mariane Gonçalves

Técnica em publicidade e propaganda, formada em Marketing e pós graduada em Comunicação e Marketing estratégico. Mais de seis anos de experiência com marketing digital sendo 03 deles focados no turismo.  Atualmente é Diretora de Marketing da agência Conteúdo Ativo e professora na escola Alfamídia, onde ministra aulas no curso de marketing.

Mariane Gonçalves e Ricardo Reis

Mariane Gonçalves:

Técnica em publicidade e propaganda, formada em Marketing e pós graduada em Comunicação e Marketing estratégico. Mais de seis anos de experiência com marketing digital sendo 03 deles focados no turismo.  Atualmente é Diretora de Marketing da agência Conteúdo Ativo e professora na escola Alfamídia, onde ministra aulas no curso de marketing.

 

Ricardo Reis:

Graduado em Publicidade & Propaganda, Técnico em Design Gráfico e Videomaker desde 2007. Iniciou sua carreira de publicitário trabalhando no setor de comunicação de uma grande empresa, posteriormente atuou em agências de publicidade e produtoras de vídeo. A mais de um ano fundou a agência Conteúdo Ativo com a sócia Mariane Gonçalves, onde além de ser diretor de criação ministra worskhops voltados para a área de criação de conteúdo em vídeo. Em 2018 iniciou na atividade de professor de design gráfico na escola Alfamídia.

Monique Morganti Callegari

  • Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS. Psicóloga. Especialista em Getsão de Pessoas. Docente da FGV/Decision, PUCRS, UNISINOS, IBGEN  em cursos de Graduação  e de Pós Graduação. Experiência como Avaliadora da Incubadora Raiar da PUCRS  e como Coordenadora do grupo estratégico de Diversidade da AMCHAM - Câmara Americana de Comércio. 
  • Experiência de mais de 22 anos como Consultora de empresas na área de gestão de pessoas e de liderança. Diretora da XK Psicologia Organizacional 

Nirlei Maria Azevedo

  • Atuação no segmento de prestação de serviços e varejo há 25 anos, com experiência em treinamento de cursos abertos e in company na área financeira com destaque para Crédito, Cobrança, Prevenção à Fraude, Finanças Pessoais, Fluxo de Caixa, Contas a Pagar e Receber. Consultoria, desenvolvimento e implantação de políticas de Crédito, Cobrança e Prevenção à Fraude em diversas empresas: Rainha das Noivas, Brasil Telecom, Portocred Financeira, Lojas Renner, Credicard Mastercard, entre outras.
  • Graduada em Ciências Contábeis pela Pontifica Católica Universidade do RGS PUC.
  • Pós Graduação em Finança das Empresas pela Católica Universidade do RGS PUC.
  • Franchising University para formação de Executivos em Franquia pelo Grupo Cherto/SP - Participação 44ª turma
  • Atuação como Instrutora de Treinamento: CDL’s de Porto Alegre, Lajeado, Cachoeira do Sul, Pelotas, Rio Grande, Candelária, Santa Maria, Erechim, Ijuí, Farroupilha, Santa Cruz do Sul, Estrela, entre outros.

Paulo Airton Santos

  • Economista, com especialização em RH pela ULBRA. 
  • MBA em Gestão de Pessoas pela FGV. 
  • Experiência em RH e Gestão Administrativa, ocupando cargos de nível executivo e de consultoria em diversas empresas tais como Lojas Renner, Alpargatas, Eberle Mundial, e outras, desenvolvendo trabalhos em remuneração, benefícios flexíveis, avaliação de desempenho, gestão por competências, administração participativa, terceirização, desenvolvimento gerencial e análise organizacional. 
  • Professor em cursos de Extensão na UNISINOS, SINODAL, AGQ e outras entidades.
  • Professor da Faculdade Técnica do Brasil (FTEC – POA e NH/RS)
  • Especialista em Remuneração Estratégica Variável
  • Conferencista junto a congressos e seminários 
  • Diretor da Paulo Santos & Consultores Associados

Ricardo Reis

Graduado em Publicidade & Propaganda, Técnico em Design Gráfico e Videomaker desde 2007. Iniciou sua carreira de publicitário trabalhando no setor de comunicação de uma grande empresa, posteriormente atuou em agências de publicidade e produtoras de vídeo. A mais de um ano fundou a agência Conteúdo Ativo com a sócia Mariane Gonçalves, onde além de ser diretor de criação ministra worskhops voltados para a área de criação de conteúdo em vídeo. Em 2018 iniciou na atividade de professor de design gráfico na escola Alfamídia.

Roberto Herrera Arbo

  • Especialista em estratégia e vendas; 
  • Possui mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo em indústrias e empresas de serviços; 
  • É Engenheiro Eletrônico; 
  • Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade; 
  • Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS.

Silvania J Zabolostky

Possui graduação em Engenharia Ambiental, Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialização em Docência no Ensino Superior e é Mestranda em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS. Atualmente é docente da Escola Técnica Cristo Redentor,na IEFAP – Instituto de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento em Pós-Graduação e no UNITEC.Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho.Atuando também como Perita Especialista em Engenharia e consultora em Sistemas Integradosde Gestão na indústria.

Valter Tavares Nunes

  • Graduado em Biologia e Pós Graduado em Gestão Ambiental.
  • Especialização em Gerência Avançada de Projetos; 
  • Especialização em Política e Legislação Ambiental /Saúde e Segurança do Trabalho; 
  • Especialista em Rádio Proteção; 
  • Técnico em Segurança do Trabalho; 
  • Técnico contra Incêndio Sênior; 
  • Desenvolvedor de Projetos de Sustentabilidade;
  • Auditor Líder Sistema de Gestão Integrada – ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001 
  • Instrutor nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e Ferramentas da Qualidade; 
  • Vivencia de mais de 25 anos na implantação em sistemas de Gestão da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente em empresas de médio e grande porte.

Vera Elisabeth Damasceno Corrêa

Mestre em Comunicação e Informação do PPGCOM/UFRGS (2009), com especialização em Consultoria Organizacional (UFRGS/2003), Comunicação Empresarial (ESPM/1999) e especialização em Administração de Marketing (UNISINOS/1997).  Relações Públicas, formada pelo Centro Universitário Feevale, em 1996.   Consultora e Instrutora do Sebrae-RS, desde 1999, nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing, Vendas, Negociação e Atendimento. Instrutora de cursos para diversas instituições: Banrisul, AGQ, ACINH, AGAS, Fundatec, Sindha, Sindilojas NH, Sinepe. Professora dos Cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Administração de Marketing, Gestão Comercial e MBA em Comunicação e Marketing Empresarial da Faccat. 

Verônica Maria Stein

  •  Graduada em Relações Públicas pela UNISINOS;
  •  Pós-Graduada em Recursos Humanos pela ULBRA;
  •  Pós-Graduada em Gestão Empresarial com Ênfase em Serviços pela Feevale;
  •  Formação básica de dinâmica de grupo pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos;
  •  Examinadora do Prêmio Qualidade RS 2006, 2007, 2008 e 2012;
  •  Especialista em Gestão Participativa (grupos de melhoria);
  •  Instrutora/consultora da AGQ desde 2002;
  •  Atuação e conhecimento de gestão no 1º, 2° e 3° setor. 

Vinicius Moehlecke

Consultoria em Gestão estratégica de pessoas; Business Coachinge Assessoria Empresarial. Professor Tutor em curso de Graduação em Administração; Gestão Comercial; Processos Gerenciais e RH no IERGS/UNIASSELVI;

MBA Executivo em Gestão de Marketing e Inteligência Competitiva, Gestão deMarketing · (2016 - 2017)
AVM Faculdade Integrada
Especialização em cursos Profissionalizantes, Pedagogia · (2014 - 2015)
ULBRA
Pós em Gestão de Pessoas, Recursos Humanos · (2010 - 2011)
Universidade Feevale
formação superior, Administração de Empresas · (1998 - 2008)
AVM Escolas Integradas
Pedagogia para Cursos Profissionalizantes, Pedagogia · (2015)

Vivian Laube

Graduada em Relações Públicas pela Feevale, em 1984, possui Pós Graduação em Marketing, em Gestão de Empresas e em Liderança e Comportamento Organizacional. Especializada em Programação Neurolinguística, Inteligência Emocional, Comunicação Não Violenta, Comunicação Empática, Comunicação Interna, Gestão de Conflitos,

Participou recentemente do curso de Introdução à Comunicação Não Violenta com Dominic Barter e dos Módulos I e II do curso intensivo em Comunicação Não Violenta, na Uniluz (SP) com os facilitadores Sven Fröhlich e Carolina Cassiano. E ainda do Workshop Introdutório de Dragon Dreaming, facilitado por Xaba Piffer, do Workshop de Investigação Apreciativa, facilitado por Heloísa Gappmayerr Biscaia, e do workshop Encontros e Práticas de Comunicação Empática, com Stella Bittencourt.

Membro da Comunidade Internacional de conversas significativas Art of Hosting.

Viviane Narcizo Carcuchinski

Especialista em certificações de Boas Práticas de Fabricação, Distribuição e/ou Armazenamento de Produtos Médicos, em formação em Administração de Empresa/FAPA; com mais de 10 anos de experiência em adequar indústrias, importadores, distribuidores e transportadores de produtos médicos às exigências da ANVISA, tais como: projeto arquitetônico, alvarás sanitários (municipal e estadual),  AFE-autorização de funcionamento, certificações, registros e cadastros de produtos, nas empresas Exatech/EDLO (instrumentais cirúrgicos),  Bioteck (implantes e instrumentais cirúrgicos), Brasilmed/Fusão (distribuição e transporte), Medicone (implantáveis médicos), nas classes de risco I, II, III e IV e certificação ISO 9001 nas empresas Stemac Grupos Geradores, Medicone e KOCH Metalúrgica.