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Texto: O Papel das Lideranças na Saúde Mental - Getulio Teixeira - Consultor AGQ

        Vivemos num mundo de interposições digitais e incertezas. O que está bom hoje, amanhã já estará ultrapassado. No decorrer de um curto espaço de tempo, tudo pode mudar; novos conceitos podem surgir, e novas capacidades serão exigidas. Precisamos desaprender e aprender a todo o momento, sempre com a mente aberta para refletir, avaliar e aprender com o novo. Devemos nos adaptar ao futuro, pois antigos conceitos e velhos hábitos não sobreviverão.

 

       Como está a saúde mental dos seus colaboradores?

 

      O momento exige reinventar diariamente. As nossas lideranças devem estar alinhadas com seus liderados, apoiar e acolher, priorizar o trabalho em equipe, ensinar e ajudar, se importar com o bem-estar físico e emocional do indivíduo, assim como, falar sobre a mentalidade saudável para lidarem com adversidades e mudanças.

 

     A saúde mental vai além de ausência de doenças mentais, é estar bem consigo mesmo e com os outros; encarar os problemas e desafios com equilíbrio e maturidade emocional e não como ameaças; e saber harmonizar seus objetivos, capacidades e emoções. Enfim, é ter inteligência emocional para ampliar a saúde psíquica e descobrir os seus melhores recursos pessoais para obter sucesso na vida pessoal e profissional. Utilizando as competências de autoconhecimento, autoconsciência e autogestão emocional.

 

    É fundamental a nossa liderança desenvolver uma cultura de viver bem, ou seja, ter comprometimento com o bem-estar organizacional. Devem querer que o indicador de felicidade e os bons relacionamentos interpessoais sejam a bússola para orientar as ações do processo de melhoria contínua e atingimento de metas desafiadoras que possam gerar resultados excepcionais de produtividade e qualidade, estimulando os colaboradores pelo propósito, e não pela competição.

 

    Os fundamentos essenciais de uma gestão de respeito e colaborativa são:

  • A prática da empatia, transparência e do feedback constante;
  • Conversar e escutar com o coração;
  • Olhar com carinho o “eu” dos colaboradores;
  • Entender de verdade as expectativas e necessidades dos seus colaboradores;
  • Ser capaz de corrigir sem ofender, orientar os colaboradores sem humilhar, além de expor ideias e não impor.
  •  

     É importante a adoção de novas posturas pelas lideranças e profissionais do RH para garantir um ambiente de trabalho com segurança psicológica, no qual as pessoas se sentem confortáveis para colocarem as suas opiniões, experiências e ideias. Dessa forma, todos ficam seguros de arriscar e interagir, sem medo de serem julgados. Favorecendo assim o relacionamento saudável, aprendizado contínuo e estimulo ao pensamento criativo e inovador em que falhas são permitidas.

 

   Portanto, o desafio é criar um novo formato de trabalho para beneficiar a saúde individualizada dos colaboradores, e assim, melhorar a qualidade de vida no trabalho. 

 

   O Concurso Sul Brasileiro de Projetos Participativos da AGQ visa fortalecer os valores humanos, a mentalidade de crescimento e o de bem-estar dos colaboradores. Lembrando que as pessoas querem ser úteis, importantes, contribuir e serem aceitas.

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